IRS automático passa a abranger recibos verdes já este ano

Este mecanismo é, assim, alargado a pessoas inscritas naquelas tipologias de prestação de serviços e que auferem rendimentos da categoria B.

IRS automático
- Publicidade -

Os profissionais liberais que estejam inscritos na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para o exercício de uma atividade de prestação de serviços vão poder usufruir, já este ano, do IRS automático.

A grande novidade foi anunciada pelo Conselho de Ministros: “O universo de contribuintes é alargado aos inscritos na base de dados da Autoridade Tributária para o exercício, exclusivamente, de uma atividade de prestação de serviços prevista na tabela de atividades aprovada pela portaria a que se refere o artigo 151.º Código do IRS.”

Porém, o automatismo não vai incluir os que estão inscritos na categoria de “Outros prestadores de serviços”, onde se inclui o alojamento local, canalizadores ou técnicos de reparação de eletrodomésticos.

Para poderem usufruir do IRS automático, os trabalhadores terão de estar abrangidos pelo regime simplificado e emitir, no Portal das Finanças, “as correspondentes faturas, faturas-recibo e recibos no Sistema de Recibos Eletrónicos”.

A tabela de atividades prevista na portaria para que remete o artigo 151.º contempla psicólogos, arquitetos, engenheiros, artistas de teatro, atores músicos, psicólogos e sociólogos, sacerdotes, médicos e dentistas, solicitadores, advogados, professores, contabilistas ou veterinários, entre muitas outras.

Em todo o caso, é preciso ter cuidado com estes automatismos, principalmente no caso dos recibos verdes. É que, recorrendo ao IRS automático, o sistema vai buscar todas as informação existentes, tenham ou não erros. E no final, isso pode custar centenas de euros extra.

Caso estejam numa situação particular, o IRS automático não deverá trazer problemas. Caso tenham muitas despesas e largas dezenas de recibos emitidos ao longo de 2020, talvez seja melhor perderem uma horas a confirmar tudo ou pagar a um contabilista para que faça o trabalho por vós.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

CP repõe a totalidade de lugares disponíveis nos comboios apenas com lugares sentados

Fica sem efeito qualquer limitação imposta no âmbito da pandemia COVID-19.

Explora Journeys. Grupo MSC entra no mercado de cruzeiros de luxo

O primeiro dos quatro navios de luxo iniciará os seus cruzeiros em 2023, com outros três navios programados para navegar em 2024, 2025 e 2026.

As novidades da Square Enix na E3 2021

Marvel e Final Fantasy marcaram presença na transmissão.