IRS automático passa a abranger recibos verdes já este ano

Este mecanismo é, assim, alargado a pessoas inscritas naquelas tipologias de prestação de serviços e que auferem rendimentos da categoria B.

IRS automático
- Publicidade -

Os profissionais liberais que estejam inscritos na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para o exercício de uma atividade de prestação de serviços vão poder usufruir, já este ano, do IRS automático.

A grande novidade foi anunciada pelo Conselho de Ministros: “O universo de contribuintes é alargado aos inscritos na base de dados da Autoridade Tributária para o exercício, exclusivamente, de uma atividade de prestação de serviços prevista na tabela de atividades aprovada pela portaria a que se refere o artigo 151.º Código do IRS.”

Porém, o automatismo não vai incluir os que estão inscritos na categoria de “Outros prestadores de serviços”, onde se inclui o alojamento local, canalizadores ou técnicos de reparação de eletrodomésticos.

Para poderem usufruir do IRS automático, os trabalhadores terão de estar abrangidos pelo regime simplificado e emitir, no Portal das Finanças, “as correspondentes faturas, faturas-recibo e recibos no Sistema de Recibos Eletrónicos”.

A tabela de atividades prevista na portaria para que remete o artigo 151.º contempla psicólogos, arquitetos, engenheiros, artistas de teatro, atores músicos, psicólogos e sociólogos, sacerdotes, médicos e dentistas, solicitadores, advogados, professores, contabilistas ou veterinários, entre muitas outras.

Em todo o caso, é preciso ter cuidado com estes automatismos, principalmente no caso dos recibos verdes. É que, recorrendo ao IRS automático, o sistema vai buscar todas as informação existentes, tenham ou não erros. E no final, isso pode custar centenas de euros extra.

Caso estejam numa situação particular, o IRS automático não deverá trazer problemas. Caso tenham muitas despesas e largas dezenas de recibos emitidos ao longo de 2020, talvez seja melhor perderem uma horas a confirmar tudo ou pagar a um contabilista para que faça o trabalho por vós.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,931FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Crítica – Chaos Walking

Chaos Walking irá terminar como um dos filmes mais dececionantes e frustrantes do ano. Mais um para a lista de "filmes com conceitos inovadores e interessantes que não conseguem alcançar metade do seu potencial".

Rock in Rio Lisboa também não se realiza este ano

Por outras palavras, foi adiado para 2022.

EatTasty acaba de ficar disponível no Porto

Disponível tanto ao almoço como ao jantar.