A iRobot está em vias de entrar em falência

- Publicidade -

A iRobot pode não ter condições para operar durante mais 12 meses.

A iRobot, marca conhecida pelos seus robôs aspiradores Roomba, está em o risco de terminar as suas operações nos próximos 12 meses, podendo ter que procurar de um investidor para garantir a sua sobrevivência.

No seu mais recente relatório financeiro trimestral, divulgado a 12 de março, a iRobot revelou que a sua receita nos Estados Unidos caiu 47% no quarto trimestre de 2024. Em face destas dificuldades, a empresa informou que iniciou uma revisão estratégica para considerar diversas alternativas.

A empresa revelou que está fortemente endividada, tendo recentemente investido 3,6 milhões de dólares para reestruturar um empréstimo de 200 milhões de dólares contraído em 2023. Ao mesmo tempo, um acordo com a Amazon, que tinha como objetivo apoiar o seu crescimento, foi abortado e a empresa tenta agora encontrar soluções para garantir a sua viabilidade a longo prazo.

O contexto financeiro da iRobot agravou-se com a crescente concorrência dos fabricantes chineses, o que dificultou a recuperação de rentabilidade. A marca admite que as suas perspetivas de futuro não são positivas e prevê perdas a curto prazo. A empresa revelou que ainda não encontrou uma estratégia clara para pagar a sua dívida, o que aumenta a incerteza em torno da sua continuidade da sua atuação. Este cenário surge depois de um ano de grandes mudanças para a empresa, que viu o seu fundador e CEO, Colin Angle, deixar o cargo, assistiu ao fracasso da sua aquisição pela Amazon devido à análise regulatória e teve que despedir mais de metade da sua equipa.

Se a nova linha de produtos da iRobot, que verá a luz do dia no próximo dia 18, não for bem-sucedida e não houver uma solução para a crise financeira, a iRobot adverte que a sua continuidade poderá estar comprometida, não podendo operar durante mais de 12 meses.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados