O plano propõe a eliminação de 135 passagens de nível e a reclassificação de 237.
A IP – Infraestruturas de Portugal apresentou, no passado dia 23 de outubro, o Plano para a Redução da Sinistralidade em Passagens de Nível 2024-2030, que define um conjunto de medidas e objetivos claros para diminuir o número de acidentes nestas infraestruturas, visando alcançar menos de dez acidentes anuais até 2030 — uma melhoria significativa face aos 22 acidentes registados em 2023.
Com uma abordagem abrangente, o plano propõe a eliminação de 135 passagens de nível e a reclassificação de 237, num investimento superior a 316 milhões de euros. Estas intervenções têm como objetivo não só reduzir o número de passagens de nível, mas também modernizar as condições de segurança destas infraestruturas, adotando soluções tecnológicas para mitigar riscos e facilitar a deteção de infrações. A aposta em sistemas automáticos de sinalização permitirá que, em 2030, 87% das passagens de nível remanescentes estejam automatizadas, contribuindo para uma relação de passagens de nível por quilómetro de 0,26.
A supressão e reclassificação de passagens de nível serão acompanhadas de um esforço contínuo para mudar comportamentos e aumentar a responsabilidade dos utilizadores. A IP compromete-se a desenvolver campanhas de sensibilização, tanto digitais como mediáticas, dirigidas a públicos-alvo específicos e em colaboração com comunidades locais, essenciais para combater as causas de negligência e distração, principais responsáveis pelos acidentes em passagens de nível. A comunicação será reforçada com conteúdos informativos e campanhas regulares, incentivando o respeito pela sinalização e promovendo a segurança junto dos utilizadores.
Para reduzir os comportamentos de risco, o plano inclui uma componente de fiscalização aprimorada, integrando soluções tecnológicas avançadas para detetar infrações em tempo real, seguindo as melhores práticas internacionais. Com estas medidas, pretende-se criar um ambiente mais seguro e disciplinado, desencorajando atravessamentos ilegais e reduzindo a taxa de acidentes nas passagens de nível.