A conclusão desta obra permitirá reduzir o tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Santo António em cerca de 25 minutos.
O Presidente da IP – Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, apresentou esta semana, no Auditório Municipal de Olhão, a Empreitada de Eletrificação da Linha do Algarve.
A IP está a promover a modernização da Linha do Algarve, que engloba a eletrificação da via, a instalação de modernos sistemas de sinalização e de telecomunicações ferroviárias, a colocação de sistemas de informação ao público em todas as estações e a supressão de passagens de nível.
O projeto de eletrificação da Linha do Algarve está a ser executado em duas empreitadas: a primeira, corresponde à eletrificação do troço entre Faro / Vila Real de Santo António, e a segunda, que corresponde à eletrificação do troço entre Tunes / Lagos.
A conclusão desta obra vai potenciar o setor do turismo, a principal atividade económica da região, através do reforço da mobilidade entre as principais cidades algarvias e das ligações de longo curso a Lisboa e ao Norte do país, permitindo a redução do tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Santo António em cerca de 25 minutos.
Ao ser assegurada a operação integral da Linha do Algarve com recurso a material circulante elétrico, as populações algarvias irão ainda dispor de acesso direto nos serviços de longo curso, sem necessidade de transbordo.
Foi também divulgado um vídeo, o qual podem ver aqui em baixo, onde se vê trabalhos de instalação de catenária, reforço de taludes e construção de drenagens, desenvolvidos ao longo do troço Faro – Vila Real de Santo António.
Esta empreitada está a ser realizada no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, cofinanciado pela União Europeia.