Inteligência Artificial até para apps de encontros online

- Publicidade -

São cada vez mais as pessoas que usufruem das plataformas de encontros online, uma indústria que acabou por crescer em tempo de pandemia. Estes sites e aplicações podem ainda parecer um conceito estranho para alguns, mas a sua crescente popularidade é indiscutível. O crescimento do online dating não se reflete apenas nos seus utilizadores, mas também na sua evolução tecnológica desde os seus primórdios em 1964.

Da primeira empresa até uma indústria

A comercialização de encontros digitais não é tão recente como se possa pensar. Foi em 1964 que a primeira empresa comercial foi criada com o intuito de juntar dois desconhecidos de acordo com um conjunto de características. A St. James Computer Dating Service, criada por Joan Ball, utilizava a informação preenchida em questionários em papel, processados e analisados por um computador, e enviava, posteriormente, cartas aos participantes com informação das suas potenciais cara metade.

Desde essa primeira conceção, as plataformas de encontro online evoluíram e começaram a definir toda uma nova indústria, avaliada em 2.5 mil milhões de dólares nos Estados Unidos da América apenas, de acordo com o Financial Times. Progredindo das cartas para o computador fixo e, mais tarde, para os smartphones, são milhares as empresas que desenvolvem as suas próprias aplicações e alguns sites, como a loving.is, avaliam e comparam as diferenças e particularidades de cada uma das plataformas existentes.

Ainda que se tenham adaptado à criação de novas tecnologias e sociedades progressivamente mais familiarizadas com o desenvolvimento de relações sociais online, as plataformas de encontros online estavam estranhamente estagnadas em alguns aspetos. Tentativas de incorporar comunicação por vídeo, por exemplo, acabavam sempre com resultados pouco satisfatórios, com fraca aderência por parte dos utilizadores. Para muitos, estas plataformas permaneciam um método de estabelecer o contacto inicial, havendo uma rápida transição para interações offline. Essa realidade foi alterada pela pandemia.

O Amor Online no Pós-COVID

No contexto das plataformas de encontros online, a pandemia COVID acabou por ser um excelente propulsor da indústria. Confinadas em casa, muitas pessoas entraram no mundo dos encontros online, perfazendo 270 milhões de pessoas em 2020, de acordo com a Business of Apps. Mas esta nova realidade também implicou novos desafios na forma de novas e mais exigências por parte dos utilizadores.

As videochamadas, anteriormente ignoradas pela maior parte dos utilizadores, começaram a ser um requisito obrigatório para qualquer empresa que deseje permanecer competitiva. Tal é a familiarização dos utilizadores com esta nova forma de comunicar, que é expectável que esta se mantenha no futuro. Outra adaptação à pandemia foi a possibilidade de cada utilizador poder indicar o seu estado de vacinação. Também reconhecidas pelo seu potencial valor, as tecnologias de reconhecimento de voz e tradução automática podem vir a ser incorporadas nestas plataformas.

A promesa da Inteligência Artificial

As plataformas e apps de encontro online sempre cresceram ao adaptarem-se às novas tecnologias emergentes em setores distintos. Não é, portanto, surpresa que a indústria esteja de olhos postos no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e os seus utilizadores podem já estar acessíveis a essa tecnologia. Segundo dados revelados pela companhia de ciber-segurança, Kaspersky, 44% dos utilizadores de plataformas de encontro online afirmaram ter completa confiança nas seleções efetuadas por IA.

A promessa é simples: através da IA, as correspondências entre utilizadores não só serão mais exatas e personalizadas a cada um, reduzindo o tempo de procura despendido, como também poderá ser possível incorporar toda a informação de cada pessoa, podendo até sugerir atividades em comum, por exemplo. Para já, a promessa permanece exatamente isso mesmo, uma promessa. A capacidade de algoritmos desenvolvidos por IA serem mais eficientes em determinar quem são as pessoas que melhores correspondem uma a outra, ainda está por ser demonstrada.

Outra área que a IA pode, eventualmente, revelar as suas vantagens diz respeito à segurança. A expectativa de muitas empresas é de que, ao incorporar estas novas tecnologias, adquiram mais capacidade em detetar comportamentos anormais ou de potencial risco, aumentando a satisfação assim como a confiança dos seus clientes.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados