Intel revela novos processadores Core Ultra 200HX para computadores portáteis

- Publicidade -

Os Intel Core Ultra 200HX marcam o início de uma nova geração de dispositivos móveis para jogos.

A Intel revelou na CES 2025 uma nova gama de processadores de alto desempenho que se junta à família Arrow Lake, apresentando-se preparados para computadores portáteis de próxima geração dedicados a jogos.

Os novos processadores são os Intel Core Ultra 200HX, que serão lançados em versões diferentes, com 14, 20 e 24 núcleos, nas sub-séries Ultra 5, Ultra 7 e Ultra 9, respetivamente. Estes processadores prometem melhorias de desempenho significativas, especialmente em comparação às séries 200H e 200U, também agora apresentadas e dirigidas a equipamentos mais leves e focados em eficiência energética. Em termos teóricos, a série Core Ultra 200HX promete um aumento médio de 5% em desempenho single-thread e uma melhoria de 20% em tarefas multithread face à anterior geração Raptor Lake-H, apresentados há dois anos.

No topo da tabela encontramos o grande destaque, o Intel Core Ultra 9 285HX, um modelo de 24 núcleos (8 de desempenho e 16 de eficiência), uma frequência de boost até 5,5GHz, 4 núcleos de GPU integrados e um NPU com capacidade de 13 TOPS, estando assim já preparado para computação com recurso à aceleração com inteligência artificial.

Este e os restantes modelos 200HX, segundo a Intel, chegarão aos primeiros dispositivos no primeiro trimestre do ano, que se farão acompanhar por novos GPUs discretos de “próxima geração”, como, por exemplo, a aguardada série RTX 5000 da NVIDIA.

Para além dos processadores para computadores de jogos, a Intel revelou também as já mencionadas séries 200H e 200U. A série 200H, projetada para computadores Premium e de utilização mais casual, inclui CPUs com um consumo base de 28 watts, que pode subir para 45 watts no modelo mais potente desta série, o Intel Core Ultra 9 285H, que conta com 16 núcleos (6 de desempenho, 8 de eficiência e 2 de eficiência de baixo consumo) e atinge uma frequência de boost de 5,4GHz. Esta série inclui ainda um GPU Intel Arc, que oferece uma melhoria gráfica de 15% face aos anteriores Meteor Lake, e que conta até com mais núcleos de GPU do que os modelos da série 200HX.

Já a série 200U é projetada para portáteis ultra-finos, onde a eficiência energética é uma grande prioridade. Estes modelos contam com um consumo base de 15 watts e um máximo de 57 watts. O Core Ultra 7 265U, o modelo mais avançado desta linha, conta com 12 núcleos (2 de desempenho, 8 de eficiência e 2 de eficiência de baixo consumo), atingindo uma frequência de boost de 5,3GHz.

Como já mencionado, os processadores da série 200HX só chegarão ao mercado no final do primeiro trimestre. Já os modelos equipados com as séries 200H e 200U deverão começar a ser encontrados em novos computadores nas próximas semanas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados