A nova opção do Instagram permite ao utilizador limpar por completo as recomendações, como se estivesse a começar a usar a aplicação de novo.
A Meta anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade para o Instagram que permite aos utilizadores redefinir o seu algoritmo para distribuir recomendações do zero. Isso aplica-se à parte Explorar, aos Reels e ao Feed principal da rede social.
Ao ativar uma nova opção, o utilizador poderá redefinir as suas recomendações, como se tivesse acabado de criar a sua conta. As suas recomendações começarão a ser personalizadas com o tempo, mostrando novos conteúdos com base no conteúdo e nas contas com as quais interage. Ao redefinir, o utilizador também terá a opção de rever as contas que segue e remover aquelas que partilham conteúdo que já não deseja ver.
Esta nova funcionalidade do Instagram foi inicialmente lançada em forma de teste e chegará a todos os utilizadores de forma gradual. A sua implementação já teve inicio e deve demorar algumas semanas até estar disponível para todos.
Já é possível limpar e reiniciar o algoritmo do Instagram
A Meta diz que tem como alvo principal os adolescentes cujos gostos se moldam ao longo dos anos. O que poderá ter sido relevante numa fase da sua vida, poderá não ser nos dias de hoje. Mas também se revela uma funcionalidade útil para quem acidentalmente começa a receber conteúdo não desejado e não sabe muito bem como limpar os seus feeds.