Instagram volta a estar disponível na Turquia

- Publicidade -

Foram pouco menos de 10 dias de bloqueio, sendo que tudo voltou ao normal.

10 dias depois, o Instagram volta a estar operacional na Turquia. Para quem não se lembra, no passado dia 2 de agosto, as autoridades turcas, sem qualquer justificação oficial, ordenaram o bloqueio da rede social da Meta. Contudo, esse bloqueio acabou por ser curto, uma vez que, agora, o acesso voltou a ser disponibilizado.

“O Instagram prometeu trabalhar em conjunto em publicações relacionadas a crimes catalogados e censura”, afirmou agora o ministro dos Transportes, Abdulkadir Uraloglu, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter). A Meta, dona do Instagram, não fez comentários públicos sobre a resolução da situação.

O bloqueio original ocorreu depois do chefe de comunicações da Turquia, Fahrettin Altun, ter acusado o Instagram de censurar publicações a expressar condolências a Ismail Haniyeh, o líder do Hamas que foi morto naquele país. Na sua mensagem a discutir o desbloqueio, Abdulkadir Uraloglu levantou preocupações sobre o conteúdo relacionado aos crimes catalogados — que incluem assassinato, agressão sexual, tráfico de drogas e tortura — e a censura imposta aos utilizadores da rede social.

Instagram está de volta à Turquia

NetBlocks, que relatou pela primeira vez que o Instagram havia sido bloqueado na Turquia no início deste mês, confirmou agora que o acesso voltou a estar disponível no país.

O governo turco restringiu anteriormente o acesso às redes sociais populares durante ataques terroristas e grandes catástrofes naturais, alegando principalmente razões de segurança.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados