O Instagram recebe a capacidade de partilha da localização, num modelo semelhante à funcionalidade já existente no Snapchat e no WhatsApp.
A Meta revelou três novas funcionalidades para o Instagram, começando pela possibilidade de partilhar a localização em tempo real com amigos em mensagens diretas (DM). Adicionalmente, a rede social também ganha novos stickers e a possibilidade de dar um apelido aos amigos.
O destaque destas novidades é a nova funcionalidade de partilha de localização com amigos, semelhante ao SnapMap do Snapchat, ou à Partiilha de Localização do WhatsApp. Os utilizadores poderão, assim, usar a caixa de mensagens para partilhar a localização exata com amigos e contactos, até ao máximo de uma hora.
O Instagram explica que é possível partilhar a localização de forma privada com outras pessoas através de mensagem direta, tanto com um contacto individualmente, como dentro de grupos, e esclarece que a funcionalidade está desativada por padrão.
Os apelidos chegam às mensagens do Instagram
Outra grande novidade é que o Instagram agora permite dar apelidos aos utilizadores e aos nossos amigos em mensagens privadas, mesmo dentro de grupos, com a possibilidade de evitar que amigos nos deem um apelido indesejado. Para além disso, a funcionalidade só está ativa em chats específicos, para que estranhos não possam ver apelidos dados por outras pessoas.
Por fim, as mensagens privadas ganharam 17 novos pacotes de stickers com mais de 300 novos stickers que podem ser utilizados em conversas com amigos, com a possibilidade de marcar aqueles que nos enviarem como favoritos dentro das conversas, bem como reutilizá-los e criar os seus próprios através da função de recorte. Adicionalmente, também é possível gerar stickers através de inteligência artificial.
O Instagram está atualmente a apresentar estas novas funcionalidades para os utilizadores, mas a empresa especifica que, de momento, a funcionalidade de partilha de localização em direto está disponível apenas em alguns países, sem especificar quais.