Esta empreitada faz parte do conjunto de sete obras já lançadas no âmbito do “Plano de Recuperação e Resiliência” (PRR) que, no total, correspondem a um investimento de 63 milhões de euros.
Arrancou, no final do mês passado, a 2ª fase da empreitada da Variante à EN14, entre a Via Diagonal, na Maia, e a Interface Rodoferroviário da Trofa.
Com um investimento de cerca de 32 milhões de euros, a obra corresponde a um troço com cerca de 10 quilómetros (km), com um perfil transversal tipo 1×1 vias, iniciando-se no Nó com a Via Diagonal, já construído na primeira fase, terminando na Rotunda da Interface Rodoferroviário da Trofa já existente.
As três ligações à rede viária local previstas são do tipo rotunda, nas seguintes localizações:
- na EN318 na proximidade das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça;
- na atual EN14, localidade de Lantemil;
- na Interface Rodoferroviário da Trofa (existente) que permitirá a futura continuidade da Variante à EN14 para Norte.
No que respeita a Obras de Arte correntes, serão construídas quatro Passagens Superiores, uma das quais pedonal, e duas Passagens Agrícolas.
Relativamente a Obras de Arte especiais, serão construídos quatro viadutos e uma ponte, numa extensão total de 2.000 metros:
- Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho, com 374 metros;
- Viaduto de Vilares, com 264 metros;
- Viaduto das Covas, com 180 metros;
- Viaduto sobre o Vale de S. Roque, com 472 metros;
- Ponte sobre o Rio Trofa, com 750 metros.
Serão também promovidos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características em termos de perfil transversal. Os Nós, e respetivas rotundas, serão dotados de iluminação.
Esta empreitada faz parte do conjunto de sete obras já lançadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que, no total, correspondem a um investimento de 63 milhões de euros.