A IP quer assegurar aos utilizadores da Linha do Douro um serviço de transporte público mais eficiente, rápido, seguro e ambientalmente sustentável.
A IP – Infraestruturas de Portugal tem estado a desenvolver, no âmbito dos programas Ferrovia 2020 e PNI 2030, vários projetos para dotar a Linha do Douro dos mais modernos sistemas de controlo, comando e sinalização interoperáveis e de tração elétrica em toda a sua extensão. O objetivo é, portanto, criar uma infraestrutura ferroviária moderna, mais segura, com maior capacidade e sustentável ao serviço da mobilidade das populações da região.
Assim, e no passado mês de junho, a IP deu início à fase de estudos e projetos referente aos seguintes contratos:
- Linha do Douro – Eletrificação e modernização do troço Régua – Pocinho – Adaptação e substituição da Pontes Metálicas – Lote 1, 2 e 3: Com um valor contatual de 2,424 milhões de euros, foram contratados e iniciados os estudos das soluções a implementar por forma a que as pontes metálicas do subtroço Régua / Pocinho possam suportar cargas rebocadas de 22,5 ton/eixo;
- No que se refere à reabilitação e reabertura do troço Pocinho / Barca D’Alva, na primeira semana de junho teve início o contrato para a elaboração do Estudo Prévio e Projeto de Execução com o valor contratual de 4,086 milhões de euros. Este investimento tem como objetivo a reabertura à exploração ferroviária deste troço da Linha do Douro;
- Teve também lugar em junho a abertura das propostas para o concurso designado Linha do Douro – Régua – Pocinho – Eletrificação e Modernização, um concurso lançado com um preço base de 7 milhões de euros, que visa o desenvolvimento dos estudos e projetos necessários à eletrificação e modernização das infraestruturas do subtroço Régua / Pocinho.
Além dos projetos já referidos, a modernização da Linha do Douro contempla igualmente a instalação de Sinalização eletrónica, incluindo o sistema de Controlo Automático de Velocidade/ ATP e Automatização de Passagens de Nível. Esta sinalização será compatível com o sistema ferroviário de interoperabilidade de comboios transeuropeu, bem como o sistema de telecomunicações GSM-R, que servirá de suporte às comunicações dos outros sistemas a instalar.
A Linha do Douro será também dotada de um sistema compatível com ERTMS (European Railway Traffic Management System) com ETCS de nível 2. Ao nível das Estações e Apeadeiros, e em estreita articulação com o operador, serão considerados cais de passageiros com 150m de comprimento e 0.76m de altura. No caso particular da Estação da Régua está previsto um cais com 200m de comprimento, possibilitando a sua utilização para o serviço intercidades.