O custo do investimento é de cerca de 100 milhões de euros.
Esta terça-feira, dia 14 de fevereiro, a NAV Portugal inaugurou finalmente o novo sistema de controlo de tráfego aéreo TOPSKY.
Este sistema, que irá substituir o LISATM – sistema desenvolvido pela NAV Portugal em utilização desde 2001 e que depois de constantes atualizações chegou ao “limite” da sua vida útil -, implicou um investimento de cerca de 80 milhões de euros no sistema propriamente dito, em equipamentos e novas funcionalidades, na remodelação da Nova Sala de Operações e no sistema de comunicações a ele associado.
A adoção do sistema de gestão de tráfego aéreo surge depois da integração da NAV Portugal na Aliança COOPANS, que reúne os prestadores de serviços de navegação aérea da Áustria, Croácia, Dinamarca, Irlanda e Suécia.
No seu discurso de apresentação do sistema, o administrador da NAV Portugal, Pedro Ângelo, sublinhou que se trata de um sistema de gestão de tráfego aéreo mais moderno e que permite acomodar melhor o crescimento constante do tráfego aéreo que se sentiu nos anos anteriores ao surgimento da pandemia no aeroporto de Lisboa.
Explicando as vantagens deste novo sistema, Pedro Ângelo referiu que ele permite “um acompanhamento mais preciso, para decisões mais rápidas e eficientes na gestão do tráfego por parte dos controladores. Uma das funcionalidades é a antecipação de eventuais conflitos entre aeronaves a 20 minutos de distância, o que compara com dois minutos no anterior sistema”.
A introdução do CPDLC, onde a comunicação com os aviões passa também a poder ser feita com o Data Link, assegura maior eficácia e diminui o congestionamento das frequências. Outra valência do novo sistema é a possibilidade de criação de novos setores para uma maior otimização do espaço aéreo.