Tais como as energias renováveis oceânicas ou os cabos submarinos.
A DGRM inaugurou hoje o Centro de Controlo do Mar (CMAR), num projeto que representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros (1,9 milhões dos quais provenientes do programa MAR 2020). É um grande centro de controlo que vem robustecer a capacidade nacional ao nível da vigilância e monitorização da navegação e das diferentes atividades da economia azul, bem como do apoio à frota de bandeira portuguesa e à supervisão e controlo das áreas marinhas protegidas.
Controlo do tráfego marítimo e acesso aos portos (VTS); Controlo e vigilância da pesca (CCVP); Monitorização das Áreas Marinhas Protegidas; Resposta a situações de crise e apoio à busca e salvamento marítimo, são algumas áreas de atuação do CMAR em articulação com as entidades nacionais e internacionais competentes, em particular com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, Marinha, Força Aérea, GNR-UCC, PJ, PSP, AT, Sanidade Marítima, Autoridades Portuárias, EMSA e EFCA.
A nova infraestrutura integra, no mesmo espaço, os serviços do Centro de Controlo do Tráfego Marítimo e do Centro de Monitorização das Pescas, permitindo uma otimização de custo de funcionamento, através da partilha das infraestruturas físicas e tecnológicas, e a criação de sinergias entre as equipas de operação. O novo Centro fica também preparado para responder e acompanhar as atividades emergentes da economia azul, tais como as energias renováveis oceânicas ou os cabos submarinos.
Este novo centro materializa os trabalhos em curso da Comissão estabelecida para elaborar uma proposta de linhas estratégicas para a segurança marítima nacional até 2030.