Trata-se da primeira estrutura no Serviço Nacional de Saúde (SNS) totalmente dedicada à realização deste tipo de ensaios clínicos.
Foi inaugurada na passada quarta-feira, dia 17 de maio, a nova Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce (EPCTU) do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E). Trata-se de um projeto liderado pelo CHVNG/E, em parceria com a empresa BlueClinical e apoiado pelas instituições de saúde do Centro Académico Clínico Egas Moniz.
A EPCTU conta com uma área de internamento, consultórios, laboratório, farmácia e equipa de profissionais dedicados, cujo objetivo é conduzir ensaios clínicos de fase precoce na área dos estudos de farmacocinética e farmacodinâmica em populações especiais, em estudos de prova de conceito em doentes, em qualquer área terapêutica e em estudos terapêuticos em doentes, first-in-human, na área da oncologia.
Trata-se da primeira estrutura no Serviço Nacional de Saúde (SNS) totalmente dedicada à realização deste tipo de ensaios clínicos.
Para Firmino Machado, Coordenador da EPCTU, “a abertura desta que é a primeira Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce, com internamento dedicado, do Serviço Nacional de Saúde, visa dotar o SNS de uma equipa e infraestrutura dedicada para ensaios de fase precoce, contando atualmente com um total de 9 médicos, 4 enfermeiros, 2 técnicos de laboratório, 11 farmacêuticos e seis assistentes operacionais, garantindo assim que conseguimos realizar o nível de ensaios clínicos mais diferenciados, já implementados a nível europeu, mas ainda em fase inicial em Portugal, para os quais esta unidade será, seguramente, um instrumento fundamental para o desenvolvimento para esta área de investigação no país”.