Uma obra que ficou concluída rapidamente.
Mais de uma década após o início do processo de requalificação das instalações dos serviços pediátricos do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), a nova ala pediátrica do CHUSJ foi esta semana inaugurada.
Dotada das mais evoluídas tecnologias e melhores condições de conforto para as nossas crianças e as suas famílias, a nova Ala Pediátrica é composta por cinco pisos, conta com cerca de 100 camas, salas de pais humanizadas e três blocos cirúrgicos altamente diferenciados. Esta Unidade tem ainda várias valências inovadoras, tais como a unidade de queimados.
A Ala Pediátrica dispõe também de um espaço lúdico de cerca de 250 m2 equipado pela Missão Continente e Fundação Infantil Ronald McDonald. O Futebol Clube do Porto, a FNAC e a Porto Editora também se associaram a este projeto. Este projeto inclui ainda um jardim de cerca de 300 m2 que integra vários equipamentos de diversão infantil.
Na cerimónia, o Primeiro-Ministro António Costa destacou o processo pelo qual foi possível, em dois anos, construir a ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto. “Foi possível a obra estar concluída em tão pouco tempo porque foi possível inscrever a verba no Orçamento de Estado para 2019 e aprovar uma norma excecional para as condições de contratação na Assembleia da República”, disse.
“O Conselho de Administração estava autorizado a fazer o ajuste direto, mas não chamou uma empresa para lhe dar o contrato. Ouviu dezenas de empresas, que apresentaram propostas, não nos prazos demorados do Código da Contratação Pública, mas de acordo com os prazos simplificados que a norma excecional previa”, referiu o primeiro-ministro.