Mas para já, somente será possível provar este novo café nas lojas Delta The Coffee House Experience.
Hoje, dia 9 de outubro, a Delta juntou convidados e parceiros para anunciar um produto muito especial: o primeiro café português totalmente produzido nos Açores.
De espécie arábica, o café tem o nome de Impossible Coffee, uma vez que, na Europa, um dos maiores consumidores de café, não existem condições climáticas e de terreno para produzir café. Porém, e de acordo com o que Rui Miguel Nabeiro, presidente executivo do grupo Delta, disse à Agência Lusa, “os Açores têm um clima muito propício, muito húmido, com chuvas constantes e temperatura amena”, o que faz com que “a própria terra vulcânica” acabe por ter “condições ótimas para a produção de pelo menos seis espécies de café”.
Ou seja, e apesar de este ser um “café de especialidade, com um sabor muito próprio, com uma qualidade extremamente alta”, as ilhas açorianas têm condições para produzir outros tipos de café, de acordo com Rui Nabeiro.
No entanto, nem este lote, nem futuros lotes de café terão grandes volumes, isto é, nunca haverá muito café deste para venda, apesar da sua extrema qualidade. Daí se perceber o porquê de não ser possível comprar o Impossible Coffee em lojas normais, ou mesmo no site da Delta, mas sim apenas nas lojas Delta The Coffee House Experience.
A mais recente novidade da Delta resulta do trabalho de cooperação que vem sendo desenvolvido entre a empresa, a Associação de Produtores Açorianos de Café e o Governo Regional dos Açores desde 2018, com o objetivo de promover e dar a conhecer o café dos Açores, difundir conhecimento sobre esta cultura e responder ao interesse que a sua produção tem suscitado, visando criar as condições para certificar a região como a primeira produtora de café na Europa.
Foto de: Governos dos Açores/MM