Além disso, todas as encomendas online são agora preparadas nas lojas em Portugal.
A IKEA Portugal, parte integrante do Grupo Ingka, fechou o ano fiscal de 2024 (1 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024) com um total de vendas de 602,7 milhões de euros. Este ano ficou marcado pelo maior investimento de sempre em redução de preços – 36 milhões de euros –, permitindo à IKEA apoiar os clientes num período economicamente desafiante e reforçar o seu compromisso em tornar a vida em casa mais acessível.
O ano fiscal de 2024 foi marcado por um passo crucial na estratégia omnicanal da IKEA. Desde o verão, todas as encomendas online são preparadas nas lojas em Portugal, graças ao novo armazém logístico de Loures, um investimento de 37 milhões de euros entre os anos fiscais de 2022 e 2024 que permitiu eliminar a dependência em relação a Espanha. Esta mudança permitiu à IKEA acompanhar o crescimento exponencial das vendas online, que atualmente representam 22% do total, em comparação com 4% há cinco anos.
A IKEA continua também a focar-se na sua estratégia de proximidade, com a abertura de quatro novos Estúdios de Planificação e Encomenda em Lisboa, Funchal (o primeiro fora de Portugal continental), Viseu e Évora, elevando o total para 13 espaços neste formato. Prevê-se ainda a abertura de mais dois Estúdios em Aveiro e Beja ainda este ano.
Além disso, a IKEA Portugal investiu cerca de 5 milhões de euros em aumentos salariais e benefícios para os seus colaboradores durante o ano fiscal de 2024. A empresa também reforçou o desenvolvimento de competências, com cerca de 270 colaboradores a integrar programas de formação.
Quem conhece a empresa sabe que diversidade e inclusão são pilares da cultura IKEA. Em 2024, a empresa lançou o EqualUp!, um programa piloto de desenvolvimento de liderança para pessoas de minorias étnicas, com o objetivo de garantir uma representação mais justa da sociedade portuguesa. Atualmente, 53% dos líderes da IKEA Portugal são mulheres e a empresa atingiu a meta de 2% de colaboradores com deficiência, dos quais 91% com contratos permanentes.
De resto, a IKEA mantém o seu compromisso com a sustentabilidade. Desde 2016, a empresa reduziu em 85% a pegada carbónica dos seus edifícios em Portugal. Atualmente, 65,3% das entregas são realizadas com veículos elétricos, um aumento de 8% face ao ano anterior.
A circularidade é outra prioridade. O serviço de Segunda Vida e a disponibilização de peças sobresselentes prolongam a vida útil dos produtos. A Área Circular, presente em todas as lojas, já salvou quase cinco milhões de artigos desde 2018.