A IKEA é agora um dos primeiros retalhistas no mundo a eliminar as pilhas alcalinas das suas lojas e gama de artigos de decoração para a casa.
Sob o compromisso de ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta, a IKEA deixou, desde o início de 2022, de comercializar as pilhas alcalinas ALKALISK, rumo ao cumprimento dos objetivos estabelecidos na sua estratégia de sustentabilidade. A partir de agora, a IKEA disponibiliza apenas pilhas recarregáveis LADDA e respetivos carregadores.
Segundo cálculos realizados, estima-se que, se todos os clientes IKEA optassem por pilhas recarregáveis LADDA, recarregando-as 50 vezes para a utilização em dispositivos de alto consumo, contrariamente às pilhas alcalinas ALKALISK, ocorreria uma redução global de resíduos de até 5.000 toneladas por ano. Este valor aumentaria, uma vez que as LADDA têm a possibilidade de serem carregadas até 500 vezes.
Cada pilha demora entre 500 a mil anos a decompor-se se não for encaminhada corretamente para a reciclagem, segundo a Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores.