Está classificada como monumento nacional desde 1913, é um dos pontos de paragem obrigatório para quem faz o Caminho de Santiago e vai acolher o próximo concerto da iniciativa Sente a História. Em causa está a Igreja Românica de S. Pedro de Rubiães, em Paredes de Coura, que vai ser o palco já este sábado, dia 15 de setembro, às 22h, de um espetáculo protagonizado por um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses: Quarteto de Cordas de Sintra.
A iniciativa decorre no âmbito do projeto Sente a História – Ação Promocional de Música & Património – Novas Abordagens, Novos Talentos que, até julho de 2019, está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é o sétimo concerto da iniciativa, sendo que os espectáculos realizados até ao momento contaram com a presença de mais de 2500 pessoas.
Composto por quatro elementos, Nélson Nogueira (violino), David Ascensão (violino), Eurico Cardoso (viola) e pelo jovem violinista de Vila Praia de Âncora que tem já uma forte carreira a solo firmada, Abel Gomes, o Quarteto de Cordas de Sintra vai apresentar um reportório exclusivamente com compositores do período romântico: Giacomo Puccini, Franz Schubert e Johannes Brahms.
Meia hora antes do concerto, pelas 21h30, vai realizar-se uma visita guiada a esta igreja que assinala a IV Via Romana que ligava Braccara Augusta (Braga) a Tuy (Galiza), ao marco milenar existente no seu adro bem como ao percurso do Caminho de Santiago.
Tanto o concerto como a visita guiada têm entrada gratuita.