Ibersol vende 158 restaurantes Burger King por 260 milhões de euros

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E entretanto tem já um ambicioso plano de expansão em curso para Portugal.

Até há relativamente pouco tempo, muitos sabiam que os restaurantes Burger King que vão abrindo em Portugal têm mão do Grupo Ibersol, que se dedicava à exploração da marca em Portugal. Sim, existem algumas exceções, com os chamados “restaurantes próprios” da Burger King, que contam com algumas particularidades que outros não possuem, mas, regra geral, havia sempre mão da Ibersol.

Porém, tal deixou de acontecer no passado mês de fevereiro, uma vez que a Ibersol deixou de trabalhar com a conhecida marca. Em comunicado divulgado na altura, a Ibersol comunicava que a BK Portugal tinha decidido rescindir o contrato de desenvolvimento da marca Burger King em Portugal, “invocando o incumprimento da obrigação de proceder à abertura de 2 restaurantes e à remodelação de 3 restaurantes no ano de 2021 (para além dos 12 restaurantes inaugurados e das 7 remodelações concretizadas em 2021)”.

Dias depois, a Ibersol recebeu uma proposta para vender os restaurantes Burger King em Portugal e Espanha.

Num comunicado enviado à CMVM, a Ibersol confirmava que lhe tinha sido dirigida, pela Restaurant Brands Iberia, uma proposta não vinculativa para a potencial aquisição dos restaurantes da insígnia Burger King da propriedade da Ibersol no território Português e Espanhol.

A proposta, no valor de 230 milhões de euros, não foi aceite, e, desde então, têm havido conversações, que chegaram agora ao fim, uma vez que chegaram a acordo.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, a Ibersol informou que foi “celebrado um contrato de compra e venda de ações respeitante à alienação à BK Portugal e à Burger King Spain das ações representativas da totalidade do capital social, respetivamente, da Iber King Restauração e da Lurca, sociedades que operam os restaurantes da insígnia Burger King em Portugal e Espanha”.

“O preço corresponderá a um enterprise value de 259,7 milhões de euros numa base de cash and debt-free, estando parte do preço (no valor de 15,5 milhões de euros) sujeita à verificação de condições relacionadas com a evolução futura do EBITDA e/ou geração de cash flows”, diz a mesma nota.

“Pressupondo que o valor máximo do preço é integralmente recebido, a transação resulta numa mais-valia de aproximadamente 160 milhões de euros nas contas da Ibersol”, segundo se pode ler no mesmo comunicado, ainda que a conclusão desta alienação fica sujeita à verificação de um conjunto de condições suspensivas, entre as quais a não oposição da Autoridade da Concorrência.

Ora, com esta compra, a Restaurant Brands Iberia já tem um ambicioso plano de crescimento pensado, sendo que, até 2025, o objetivo é abrir 90 novos restaurantes em Portugal, num investimento total que deverá rondar os 150 milhões de euros.

Já para este ano de 2022, e até dezembro, deverão ser inaugurados 15 novos restaurantes Burger King em Portugal, com um investimento estimado de 40 milhões de euros.

“Esta aquisição é estratégica para o grupo, já que vai permitir acelerar o desenvolvimento do Burger King no mercado português. O apoio do nosso sócio Cinvenm foi fundamental para fechar com êxito esta operação. Queremos avançar na diversificação geográfica da marca através de um modelo de restauração inovador e sustentável”, diz Gregorio Jiménez, presidente da RB Iberia, num novo comunicado.

Na mesma nota, a RB Iberia garante ainda que passa a ser “o grupo de restauração organizada com maior faturação própria e maior número de colaboradores em Portugal”.

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