Iberdrola e bp juntam-se para acelerar o carregamento rápido de veículos elétricos em Portugal

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E também em Espanha.

A Iberdrola e a bp anunciaram hoje o seu plano para estabelecer uma aliança estratégica com o objetivo de apoiar a aceleração da transição energética em Espanha, Portugal e Reino Unido. As empresas pretendem colaborar para expandir significativamente a infraestrutura pública para o carregamento de veículos elétricos, para apoiar a adoção de veículo elétricos, e desenvolver centros de produção de hidrogénio verde em grande escala.

A Iberdrola e a bp pretendem formar uma joint venture com um plano de investimento de até mil milhões de euros para implementar uma rede de até 11.000 pontos de carregamento público rápido e ultrarrápido em Espanha e Portugal, expandindo significativamente o acesso ao carregamento, quer para automóveis de passageiros, quer para frotas de veículos pesados e carrinhas, acelerando assim a mobilidade elétrica.

O plano inclui a instalação e operação inicial de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e até um total de 11.000 pontos até 2030. Para alcançá-lo, a bp e Iberdrola propõem incluir nesta joint venture os seus atuais e futuros centros de carregamento rápido.

A Iberdrola lidera a infraestrutura pública de carregamento elétrico em Espanha e Portugal com mais de 2.500 pontos de carregamento em funcionamento e outros em desenvolvimento, utilizando energias renováveis para descarbonizar o setor dos transportes.

A bp tem a ambição de expandir rapidamente a sua rede de pontos de carregamento de veículos elétricos a nível global e continuar a investir em carregamentos rápidos e ultrarrápidos. Os condutores de veículos elétricos já podem aceder à rede europeia da bp, com mais de 10.000 pontos de carregamento, principalmente no Reino Unido e Alemanha.

A bp prevê utilizar parte da sua extensa rede de 1.300 postos de abastecimento em Espanha e Portugal, como localizações para os centros de carregamento para a joint venture. Desta forma, os condutores de veículos elétricos poderão carregar os seus automóveis em localizações seguras, com acesso a serviços adicionais, como lojas de conveniência.

Produção integrada de hidrogénio verde em grande escala

As empresas também pretendem formar uma joint venture para a produção integrada de hidrogénio verde em grande escala em Espanha, Portugal e Reino Unido, bem como a produção dos seus derivados, tais como o amoníaco verde e o metanol, com potencial para ser exportado para o Norte da Europa.

O objetivo das duas empresas é desenvolver centros de produção de hidrogénio em Espanha, Portugal e Reino Unido, com uma capacidade de até 600.000 toneladas por ano, integrando nova capacidade de energia renovável.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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2 Comentários

  1. E com o cartão da Iberdrola tanto se pode carregar em Portugal como em Espanha, ou em Espanha tem que se ter outra coisa qualquer?

    • O sistema em Portugal não tem nada a ver com Espanha… Que requer um cartão para cada posto de fornecedor diferente.

      No entanto eu tenho mais de 50 000 uma feitos num carro elétrico e nunca carreguei num posto da Iberdrola… Estranho que seja o maior em Portugal… Gostava de ver as fotos pra esses dados deve ser igual aos números que os espanhóis apresentam a UE dos postos disponíveis e depois na realidade não existem..

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