É o que diz um relatório da Reuters, numa notícia que está a gerar o pânico junto daqueles que possuem um equipamento da Huawei. E tudo começou há uns dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter colocado a marca chinesa na lista negra. Agora, foi a vez da Google suspender todos os negócios com a gigante chinesa de telecomunicações que requerem a transferência de produtos de hardware e software.
O que é que isto significa para a Huawei?
Bom, para já, é de crer que a Huawei perca o acesso a atualizações do sistema operativo móvel da Google. Além disso, também perderá acesso a serviços como a Google Play Store e aplicações como o Gmail. No entanto, a tecnológica chinesa continuará a ter acesso à versão do Android disponível através da licença de código aberto. Embora isto seja um ponto positivo no meio desta “bomba”, a Google deixará de fornecer suporte técnico e colaboração para os serviços do Android e da Google para a Huawei.
Pode-se dizer que a culpa foi de Donald Trump, quando este emitiu a ordem executiva a proibir empresas daquele país de usarem tecnologias desenvolvidas por países estrangeiros. Basicamente, há o medo de essas tecnologias servirem para espiar ou sabotar o desenvolvimento dos Estados Unidos.
As empresas não estão só proibidas de usarem tecnologia da Huawei. Ao ter sido colocada na lista negra, é algo que impedirá que as empresas norte-americanas vendam os seus produtos à gigante chinesa. E para ultrapassar esse obstáculo, só com uma licença de venda, que deverá ser bem difícil de obter.