Hospital da Luz Lisboa é o primeiro com 5G do país

- Publicidade -

Esta cobertura vai potenciar avanços tecnológicos nos cuidados de saúde e na investigação médica.

A NOS e o Grupo Luz Saúde apresentaram hoje o primeiro Hospital 5G em Portugal. Ao dotar o Hospital da Luz Lisboa com rede 5G, a NOS reforça a liderança no caminho para a quinta geração de comunicações móveis em Portugal, demonstrando a inovação potenciada por esta nova tecnologia num dos setores mais estruturantes da sociedade: a Saúde.

A parceria pioneira entre o Grupo Luz Saúde e a NOS vai potenciar avanços tecnológicos nos cuidados de saúde e na investigação médica, permitindo que médicos, enfermeiros, técnicos doentes, bem como toda a estrutura de apoio do Hospital da Luz Lisboa, sejam os primeiros a tirar partido do valor que a nova tecnologia móvel vai trazer.

Numa fase inicial, o 5G vai sentir-se na formação e treino dos profissionais e alunos do Hospital da Luz Lisboa, através da utilização de aplicações de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada, para criar novos cenários e ambientes virtuais para formação, diagnóstico e tratamento. As mesmas tecnologias serão utilizadas nos cuidados paliativos do hospital, como complemento às terapias habituais, seja numa lógica de tranquilização, como de estímulo sensorial.

O 5G da NOS vai permitir também uma maior agilidade no funcionamento operacional e técnico do Hospital da Luz Lisboa, otimizando custos e tempo, e melhorando o serviço prestado.

A NOS está já a trabalhar em novas aplicações do 5G no setor da Saúde, que serão brevemente implementadas no Hospital da Luz Lisboa, nomeadamente o recurso à sensorização para monitorização em internamento domiciliário, e o desenvolvimento do remote healthcare, para colaboração médica à distância.

O projeto de cobertura desenhado pela NOS assenta num sistema de antenas 5G que vão cobrir áreas nucleares do Hospital da Luz Lisboa, tais como consultas externas, salas de cirurgia, centro de formação e auditório. Para zonas de maior afluência de doentes e seus acompanhantes, serão ainda instaladas células dedicadas, que garantem mais capacidade e maior alcance da rede.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Barreiro é pioneiro na implementação de solução 5G de monitorização de mobilidade

O Barreiro é hoje uma cidade mais preparada para o futuro, estando a construir as bases para ser uma verdadeira Smart City.

Realizador de Top Gun: Maverick “viajou” 1500 quilómetros até Lisboa graças ao 5G

Joseph Kosinski foi transportado em holograma de Londres para Lisboa.

Promessa do 5G é permitir ganhos de produtividade de 20% a 35% na indústria e agricultura, diz a NOS

Já a Vodafone diz que, até ao final de 2025, 95% da população terá acesso ao 5G, ainda que não seja gratuitamente.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Há um novo hotel no Algarve com uma piscina infinita que lembra as características das águas islâmicas

O Vila Origens Boutique Hotel abriu no passado mês de junho e já tem feito sucesso.

3D Fun Art Museum chega a Lisboa com diversão a três dimensões para miúdos e graúdos

Aqui pretende-se que todos passem um bom momento e se divirtam.

PSA Sines vai ser um dos maiores empregadores da região

A PSA Sines já investiu mais de 200 milhões de euros no desenvolvimento das suas instalações de última geração.