Hospital da Luz Lisboa é o primeiro com 5G do país

Esta cobertura vai potenciar avanços tecnológicos nos cuidados de saúde e na investigação médica.

- Publicidade -

A NOS e o Grupo Luz Saúde apresentaram hoje o primeiro Hospital 5G em Portugal. Ao dotar o Hospital da Luz Lisboa com rede 5G, a NOS reforça a liderança no caminho para a quinta geração de comunicações móveis em Portugal, demonstrando a inovação potenciada por esta nova tecnologia num dos setores mais estruturantes da sociedade: a Saúde.

A parceria pioneira entre o Grupo Luz Saúde e a NOS vai potenciar avanços tecnológicos nos cuidados de saúde e na investigação médica, permitindo que médicos, enfermeiros, técnicos doentes, bem como toda a estrutura de apoio do Hospital da Luz Lisboa, sejam os primeiros a tirar partido do valor que a nova tecnologia móvel vai trazer.

Numa fase inicial, o 5G vai sentir-se na formação e treino dos profissionais e alunos do Hospital da Luz Lisboa, através da utilização de aplicações de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada, para criar novos cenários e ambientes virtuais para formação, diagnóstico e tratamento. As mesmas tecnologias serão utilizadas nos cuidados paliativos do hospital, como complemento às terapias habituais, seja numa lógica de tranquilização, como de estímulo sensorial.

O 5G da NOS vai permitir também uma maior agilidade no funcionamento operacional e técnico do Hospital da Luz Lisboa, otimizando custos e tempo, e melhorando o serviço prestado.

A NOS está já a trabalhar em novas aplicações do 5G no setor da Saúde, que serão brevemente implementadas no Hospital da Luz Lisboa, nomeadamente o recurso à sensorização para monitorização em internamento domiciliário, e o desenvolvimento do remote healthcare, para colaboração médica à distância.

O projeto de cobertura desenhado pela NOS assenta num sistema de antenas 5G que vão cobrir áreas nucleares do Hospital da Luz Lisboa, tais como consultas externas, salas de cirurgia, centro de formação e auditório. Para zonas de maior afluência de doentes e seus acompanhantes, serão ainda instaladas células dedicadas, que garantem mais capacidade e maior alcance da rede.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Smartphones 5G deverão representar 50% das vendas desse mercado em 2025

Estamos a falar de um crescimento de 210% ao longo dos próximos quatro anos.

Já existe uma praia 5G em Portugal

Só falta mesmo o 5G ficar disponível para os utilizadores, o que está difícil.

MEO vai cobrar mais 5€/mês para dar acesso ao 5G

Até ao momento, foi a única operadora a lançar uma "oferta" do género.

Estádio do Dragão é o mais recente recinto cultural e desportivo a contar com 5G

Depois do Estádio do Sport Lisboa e Benfica, é a vez do estádio do Futebol Clube do Porto contar com esta tecnologia.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes