Um investimento de 210 milhões de euros.
São 351 camas em quartos individuais, que podem aumentar para 487, 30 camas de cuidados intensivos, 15 de cuidados paliativos, 11 blocos operatórios, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.
É a “maior obra púbica a ser feita em Portugal”, afirmou o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro. O futuro Hospital Central do Alentejo “vai mudar a vida das pessoas” da região.
Manuel Pizarro disse que o novo Hospital Central do Alentejo terá toda a inovação tecnológica e científica ao serviço da medicina e das pessoas e que este investimento “repõe parte da dívida que o País tem” com a região e “representa um recomeço e o futuro para o Alentejo”.
O Ministro agradeceu ainda aos autarcas do Alentejo, pelo empenho no projeto e também por apoiaram a descentralização. “Este hospital evidencia bem os benefícios da descentralização da Saúde, temos mais SNS e melhor SNS devido à cooperação com o poder local”.
O HCA está a ser construído num terreno pertencente ao Estado Português, com uma área total de 75 hectares, sendo a área do lote do Hospital de 25 hectares e a área bruta de construção aproximadamente 100.000 m². O projeto da conceção desenvolve-se por 10 pisos diferentes, abaixo e acima do solo.
Este projeto resulta de um investimento de 210 milhões de euros e estará pronto em 2024.