Ainda não há data de inauguração.
Estávamos em 2021. Na altura, a Catalyst Capital, empresa europeia de investimento, promoção e gestão de fundos imobiliários, dava início a uma nova estratégia de investimento hoteleiro na Europa, no valor de 250 milhões de euros. E logo começou com a aquisição do antigo Hotel Diplomático, localizado na Rua Castilho, em Lisboa.
A Catalyst Capital adquiriu a unidade hoteleira por 14,75 milhões de euros para o seu Catalyst Core Plus European Property Fund (CCPEPF), um fundo de investimento em ativos duradouros de 1,3 mil milhões de euros.
Na altura, o comunicado referia um investimento de 9 milhões de euros numa remodelação completa do imóvel para criar um hotel boutique de 95 quartos e 4 estrelas, que deveria ter ficado completa em 2023. Mas não foi bem assim.
Hoje, num comunicado divulgado pelo Banco BPI, ficámos a saber que este banco e a Catalyst contraratam um Empréstimo Verde (Green Loan) no montante de 11 milhões de euros para financiar a remodelação do Hotel Diplomático. Este empréstimo será pago ao longo dos próximos 15 anos.
De resto, quanto ao hotel em si, a data para começar a funcionar permanece no segredo dos deuses. O que sabemos, isso sim, é que será operado sob a insígnia Wilde by StayCity.
Nota: imagem meramente ilustrativa