Heart Machine anuncia alguns despedimentos com impacto em Hyper Light Breaker

- Publicidade -

A equipa da Heart Machine vai concentrar-se em polir Hyper Light Breaker antes de encerrar gradualmente o seu desenvolvimento.

O estúdio independente Heart Machine anunciou uma nova vaga de despedimentos e o fim gradual do desenvolvimento de Hyper Light Breaker, o seu novo jogo de ação e exploração lançado em acesso antecipado em janeiro de 2025. A notícia foi avançada pelo portal Game Developer, que recebeu um comunicado do estúdio a confirmar a redução da equipa e a transição para uma fase final de produção.

À medida que terminamos o nosso trabalho em Hyper Light Breaker, tivemos de tomar a difícil decisão de nos separarmos de vários membros talentosos. Não era o caminho ideal, mas foi o único possível dadas as circunstâncias”, lê-se na declaração. O estúdio explicou que estas decisões resultam de “forças maiores, para além do nosso controlo”, referindo-se a mudanças no financiamento, à consolidação empresarial e à instabilidade que afeta vários estúdios independentes.

A decisão surge cerca de nove meses após o lançamento do jogo em acesso antecipado, a 14 de janeiro de 2025. Hyper Light Breaker é descrito como um roguelite online e de mundo aberto, e desde a chegada as mãos dos jogadores, o jogo teve uma receção mista na Steam com base em mais de 2.500 análises de utilizadores.

Esta trata-se da segunda vaga de despedimentos da Heart Machine num espaço de menos de um ano. Em novembro de 2024, o estúdio já tinha reduzido parte da sua equipa, embora na altura tenha indicado que o lançamento “forte e oportuno” de Hyper Light Breaker poderia reabrir oportunidades para os trabalhadores afetados. Desta vez, o estúdio admitiu que a situação financeira e o contexto do setor impediram uma recuperação.

Apesar dos cortes, a Heart Machine esclareceu, numa atualização posterior enviada ao mesmo meio, que o estúdio não vai encerrar imediatamente o desenvolvimento do jogo. O plano passa por refinar e concluir o projeto dentro das possibilidades atuais, entregando uma versão final em janeiro do próximo ano.

Ainda temos ainda algo previsto para janeiro. Planeamos lançar algo significativo e o mais completo possível dadas as nossas circunstâncias. Estamos a fazer o nosso melhor para refinar o que podemos, como completar sistemas essenciais e oferecer ao jogo um ponto final satisfatório”, explicou um porta-voz da produtora.

A Heart Machine indicou que continuará a desenvolver novos projetos com uma equipa mais pequena, comprometendo-se também a apoiar os colaboradores afetados pela redução.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados