Health Fest 2019 – Corpo São, Mente Sã!

por Cláudia Silva

“Corpo São, Mente Sã” é uma famosa citação de origem latina, originária do poeta romeno Juvenal, e é o mote segundo o qual muitas pessoas vivem, numa era em que mais do que nunca se dá cada vez mais atenção à importância da manutenção de um estilo de vida equilibrado e saudável – numa visão holística, em termos mentais, espirituais e físicos.

Respondendo a esta preocupação crescente, surge o evento Health Fest – promovido pelas pelas revistas Men’s e Women’s Health e patrocinado marca de água Vitalis – que pretende ser, segundo Pedro Lucas (diretor das publicações), “uma extensão da revista ao vivo” que junta vários profissionais, como médicos, nutricionistas, chefs, psicólogos e especialistas na área da saúde, para um fim-de-semana de promoção de práticas que incentivam a saúde.

A segunda edição do Health Fest decorreu este fim-de-semana, 4 e 5 de maio, no LX Factory, em Alcântara (tendo a sua edição de estreia, o ano passado, decorrido na Cordoaria Nacional, em Belém) e contou com debates, talks, palestras, demontrações, workshops, entre outros, em vários palcos e stands espalhados em dois pavilhões – Energy e Zen&Fun – tudo com o objetivo de provar que a boa saúde está ao alcance de todos.

A nível de alimentação, e numa época em que muito se fala de mitos alimentares e em que os superalimentos estão em voga, um palco inteiramente dedicado à nutrição recebeu, ao longo dos dois dias de evento, uma panóplia de especialistas e chefs, que se dedicaram a educar o público sobre tendências e bons hábitos na alimentação, alimentos fundamentais e “proibidos”, receitas saudáveis para adultos e crianças, bem como demonstrações, workshops e provas de comida.

Com a intenção de aproximar as marcas que promovem a saúde aos seus consumidores, nesta edição do evento a Vitalis apresentou ao público a sua nova gama de bebida, o Vitalis+ – uma bebida de água com sabor, com sumo de fruta natural, sem adição de açúcar e com benefícios extra associados (magnésio no caso da variedade limão, e vitamina B1 no caso dos frutos vermelhos).

O sedentarismo é um problema dos tempos modernos, acentuado nas últimas décadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias – como todos sabemos, cada vez temos de nos mexer menos para obter o que precisamos. Tal tendência, com consequências nefastas para a saúde, resultou num grau crescente de obesidade e doenças relacionadas.

Para combater esta tendência dos nossos tempos, o Health Fest tinha um palco dedicado às actividades físicas onde, ao longo dos dois dias, os visitantes eram convidados a participar em aulas de ioga, zumba, funk, crossfit, entre outras actividades físicas. Tudo com o intuito de provar que o exercício físico pode e deve ser encarado como algo divertido que tem o enorme benefício de fazer bem à saúde, sendo mesmo essencial na manutenção do bem-estar e prevenção de problemas de saúde futuros.

E o sono? É uma dimensão frequentemente descurada no nosso dia-a-dia, fruto do ritmo frenético em que vivemos e das exigências do século XXI. Mas a verdade é que o sono é uma componente essencial, numa visão holística da saúde. Para relevar a importância disso, o Health Fest contou também com um stand dedicado exclusivamente ao tema, o ZZZ Factory, no qual se podia ler “Life Starts After Sleep”, uma verdade incontornável! Afinal, uma vida cheia de energia só pode começar a ser vivida depois de uma boa e regenerante noite de sono.

À parte das três maiores dimensões da saúde física – alimentação saudável, exercício físico e sono com qualidade – outras dimensões, transversais à manutenção e promoção de um estilo de vida saudável tiveram o seu cantinho no Health Fest, como por exemplo as massagens corporais, os cortes de cabelo, desfiles de moda, castings para capa de revista e tutoriais de beleza – afinal, a autoestima é, também, uma componente da saúde mental!

Definitivamente, o evento mais fit do ano que reuniu homens, mulheres e famílias e que promete voltar com uma terceira edição no ano que vem.

Fotos de: Women’s Health

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: