Hands-on ao novíssimo Huawei Mate 20 lite

Apresentado em finais de agosto na IFA 2018, o novo Huawei Mate 20 lite foi o primeiro smartphone da linha Mate 20 a ser anunciado e dá-nos excelentes indicadores do que podemos esperar dos outros dispositivos desta gama. E ainda antes da sua chegada ao mercado, a tecnológica chinesa enviou-nos um exemplar para teste.

- Publicidade -

É ao abrirmos a caixa que notamos que está tudo arrumado de forma simples, mas cuidada. Já quando pegamos no Mate 20 lite pela primeira vez, notamos algumas semelhanças com a linha P20 em termos de design. Com uma moldura muito fina, é bastante leve e encaixa perfeitamente na mão. Apresenta-se com um aspeto mais arredondado, tem um ecrã que ocupa toda a parte frontal do equipamento e, claro, a monocelha para o reconhecimento facial e que nos chama logo à atenção.

O ecrã, esse, é de 6,3 polegadas, e, apesar de parecer exagerado, tem uma proporção perfeito. Conta com uma resolução Full HD+, mais que suficiente para os dias de hoje, e que promete compensar com uma excelente autonomia.

Na base vamos encontrar uma porta USB-C, o que permite a ter smartphone suportar fast-charging, e uma porta áudio de 3.5mm, o que mostra que a Huawei sabe o quão importante é este detalhe para os seus clientes.

Huawei Mate 20 Lite Portas

Já se olharmos para a traseira vamos encontrar o sensor biométrico, muito bem posicionado ao centro, e, logo por cima, as duas câmaras traseiras. E por falar em câmaras, este é, sem dúvida, um dos pontos mais interessantes Huawei Mate 20 Lite. Não só tem duas câmaras atrás, como tem igualmente outros dois sensores à frente, perfazendo um total de quatro lentes.

É na tão badalada monocelha que vamos encontrar os sensores de fotografia da parte frontal. Uma das lentes tem 24MP, ideal para as selfies, e outra é de 2MP, que funciona como sensor de profundidade, ou, por outras palavras, a possibilidade de aplicar efeitos de bokeh e de iluminação com muito mais precisão. E por aqui percebe-se que a Huawei tentou colocar nos sensores frontais as mais recentes tecnologias que encontramos nas câmaras traseiras. Por exemplo, além do desbloqueio facial mais preciso, em que não necessitamos de ter o equipamento exatamente à frente da nossa cara, temos agora os AR Emojis, que são emojis animados, filtros de realidade aumentada e outras funções.

Já na traseira encontramos uma câmara principal de 20MP e uma secundária também de 2MP, que, à semelhança do outro sensor frontal, funciona também como sensor de profundidade. Apesar dos megapíxeis serem inferiores, a câmara principal traseira é mais evoluída que a frontal, com uma abertura menor e capacidade de foco automático bem mais rápida.

Huawei Mate 20 Lite camaras

Para que tudo funcione como desejado, a marca volta a tirar partido das capacidades de Inteligência Artificial para reconhecimento de cenas e ajustes automáticos. Claro que nem sempre funciona como o desejado ou como parece melhor aos nossos olhos, mas é uma funcionalidade que vai evoluindo ao longo do tempo. Já para quem deseja treinar outros modos sem IA, também é possível, uma vez que existem opções automáticas ou manuais extremamente completas.

Ainda no campo da IA, é de destacar que esta tecnologia também se encontra presente na gestão de fotografias, com uma galeria inteligente que agrupa as fotos por dias, situações, locais e até por coisas, um pouco à semelhança do Google Photos, mas sem a necessidade de recorrer a serviços de cloud.

Claro, esta Inteligência Artificial somente é possível graças ao processador ocra-core Kirin 710 SoC. É o primeiro chip de 12 nm da Huawei concebido para este smartphone e promete 75% mais potência em relação ao seu antecessor, o Kirin 659. A juntar ao processador temos ainda 4GB de RAM, 64GB de armazenamento e uma bateria de 3750mAh, o que deve chegar e sobrar para um dia inteiro de uso.

Huawei Mate 20 Lite jogos

O Huawei Mate 20 lite traz o Android Oreo 8.1 instalado, mas com a máscara da Huawei aplicada por cima, a EMUI 8.2, que promete ser uma assistente digital que reconhece as preferências do utilizador.

Por um valor de 399,99€, o Huawei Mate 20 lite promete abalar a gama média-alta no mercado. Para os interessados, há uma oferta muito interessante no período de pré-reserva. Até dia 13 de setembro, quem fizer a pré-reserva deste equipamento irá receber de oferta uns auriculares com cancelamento ativo de ruído, os Huawei Active Noise Cancelling Earphones 3, com um PVP de 79,99€.

Por aqui vamos continuar a usar o Mate 20 lite, pelo que podem contar com uma análise mais completa muito em breve.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Portugueses desenvolveram tecnologia para exploração autónoma das profundezas do oceano

Algo que vai ajudar a reduzir os custos e a ter acesso a novos dados muito mais rapidamente.

Huawei quer voltar a ser líder no segmento dos smartphones em Portugal

Mas sem os Google Mobile Services vai ser complicado.

Este carrinho de bebés pode ser controlado através do smartphone

A nova app da Cybex tem como objetivo facilitar ainda mais a vida aos pais.

Loja online portuguesa da Huawei está quase a chegar

Fica disponível entre o final deste mês e o início de maio, prometendo dar vários benefícios a quem optar por adquirir produtos da marca na nova loja.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Sines recebe investimento de 80 milhões para produção de salmão e bacalhau

A construção do projeto deve arrancar no último trimestre de 2022.

Governo diz que voos da SATA para os Açores não estão em risco de ser suprimidos

Desmentindo, assim, uma notícia avançada pelo Expresso.

Grupo B&B Hotels abre hotel em Guimarães ainda este ano

Um hotel de três estrelas com capacidade para 95 quartos. Hoje, dia 28 de janeiro, a parceria Casais - Sunny...