fbpx

Hands-on ao novíssimo Huawei Mate 20 lite

Apresentado em finais de agosto na IFA 2018, o novo Huawei Mate 20 lite foi o primeiro smartphone da linha Mate 20 a ser anunciado e dá-nos excelentes indicadores do que podemos esperar dos outros dispositivos desta gama. E ainda antes da sua chegada ao mercado, a tecnológica chinesa enviou-nos um exemplar para teste.

É ao abrirmos a caixa que notamos que está tudo arrumado de forma simples, mas cuidada. Já quando pegamos no Mate 20 lite pela primeira vez, notamos algumas semelhanças com a linha P20 em termos de design. Com uma moldura muito fina, é bastante leve e encaixa perfeitamente na mão. Apresenta-se com um aspeto mais arredondado, tem um ecrã que ocupa toda a parte frontal do equipamento e, claro, a monocelha para o reconhecimento facial e que nos chama logo à atenção.

O ecrã, esse, é de 6,3 polegadas, e, apesar de parecer exagerado, tem uma proporção perfeito. Conta com uma resolução Full HD+, mais que suficiente para os dias de hoje, e que promete compensar com uma excelente autonomia.

Na base vamos encontrar uma porta USB-C, o que permite a ter smartphone suportar fast-charging, e uma porta áudio de 3.5mm, o que mostra que a Huawei sabe o quão importante é este detalhe para os seus clientes.

Já se olharmos para a traseira vamos encontrar o sensor biométrico, muito bem posicionado ao centro, e, logo por cima, as duas câmaras traseiras. E por falar em câmaras, este é, sem dúvida, um dos pontos mais interessantes Huawei Mate 20 Lite. Não só tem duas câmaras atrás, como tem igualmente outros dois sensores à frente, perfazendo um total de quatro lentes.

É na tão badalada monocelha que vamos encontrar os sensores de fotografia da parte frontal. Uma das lentes tem 24MP, ideal para as selfies, e outra é de 2MP, que funciona como sensor de profundidade, ou, por outras palavras, a possibilidade de aplicar efeitos de bokeh e de iluminação com muito mais precisão. E por aqui percebe-se que a Huawei tentou colocar nos sensores frontais as mais recentes tecnologias que encontramos nas câmaras traseiras. Por exemplo, além do desbloqueio facial mais preciso, em que não necessitamos de ter o equipamento exatamente à frente da nossa cara, temos agora os AR Emojis, que são emojis animados, filtros de realidade aumentada e outras funções.

Já na traseira encontramos uma câmara principal de 20MP e uma secundária também de 2MP, que, à semelhança do outro sensor frontal, funciona também como sensor de profundidade. Apesar dos megapíxeis serem inferiores, a câmara principal traseira é mais evoluída que a frontal, com uma abertura menor e capacidade de foco automático bem mais rápida.

Para que tudo funcione como desejado, a marca volta a tirar partido das capacidades de Inteligência Artificial para reconhecimento de cenas e ajustes automáticos. Claro que nem sempre funciona como o desejado ou como parece melhor aos nossos olhos, mas é uma funcionalidade que vai evoluindo ao longo do tempo. Já para quem deseja treinar outros modos sem IA, também é possível, uma vez que existem opções automáticas ou manuais extremamente completas.

Ainda no campo da IA, é de destacar que esta tecnologia também se encontra presente na gestão de fotografias, com uma galeria inteligente que agrupa as fotos por dias, situações, locais e até por coisas, um pouco à semelhança do Google Photos, mas sem a necessidade de recorrer a serviços de cloud.

Claro, esta Inteligência Artificial somente é possível graças ao processador ocra-core Kirin 710 SoC. É o primeiro chip de 12 nm da Huawei concebido para este smartphone e promete 75% mais potência em relação ao seu antecessor, o Kirin 659. A juntar ao processador temos ainda 4GB de RAM, 64GB de armazenamento e uma bateria de 3750mAh, o que deve chegar e sobrar para um dia inteiro de uso.

O Huawei Mate 20 lite traz o Android Oreo 8.1 instalado, mas com a máscara da Huawei aplicada por cima, a EMUI 8.2, que promete ser uma assistente digital que reconhece as preferências do utilizador.

Por um valor de 399,99€, o Huawei Mate 20 lite promete abalar a gama média-alta no mercado. Para os interessados, há uma oferta muito interessante no período de pré-reserva. Até dia 13 de setembro, quem fizer a pré-reserva deste equipamento irá receber de oferta uns auriculares com cancelamento ativo de ruído, os Huawei Active Noise Cancelling Earphones 3, com um PVP de 79,99€.

Por aqui vamos continuar a usar o Mate 20 lite, pelo que podem contar com uma análise mais completa muito em breve.


 

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,781FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Melhorias na comunicação e maior controlo sobre a privacidade são algumas das novidades do Android 11

E claro, os smartphones Pixel já podem ser atualizados para a mais recente versão.

Mi Store do Centro Comercial Colombo inaugurada a 15 de setembro

O evento de inauguração poderá ser acompanhado via streaming.
- Publicidade -

Mais Recentes

“Compra um, recebe outro grátis” é a nova campanha da Ryanair

A decorrer até às 23h59 de hoje, 24 de setembro, a companhia aérea irlandesa promove assim a sua primeira oferta 2 por 1 de sempre.

HP apresenta o portátil de 15″ mais pequeno do mundo para criação e gaming

O Zbook Create foi apenas uma das novidades apresentadas esta tarde pela conhecida marca tecnológica.