Halo. Protótipo de “cérebro-computador” foi apresentado pela portuguesa Unbabel

- Publicidade -

O objetivo é dar “voz” àqueles que não conseguem comunicar.

Vasco Pedro, co-fundador e CEO da Unbabel, apresentou esta quinta-feira, num evento em Lisboa, o Halo, o protótipo de um “cérebro-computador” que poderá trazer voz aqueles que não conseguem se comunicar. Esta foi a primeira vez que a demonstração deste sistema foi feita na Europa e segunda vez a nível mundial, depois de ter sido revelado em São Francisco, na Califórnia.

Com sensores ligados aos braços e um auscultador, Vasco foi capaz de responder às perguntas da plateia enviadas para o seu telemóvel, sem as ler e sem pronunciar uma única palavra. Através da Inteligência artificial, Vasco ouvia a pergunta e o dispositivo apresentava-lhe respostas válidas, sendo que ao chegar à correta, bastava era contrair ligeiramente um músculo do braço para escolher o que queria dizer.

Este é um dos principais projetos liderados pela Unbabel, através do conceito de IA Responsável. Vasco acredita que a integração do ser humano com a IA será muito mais próxima e que precisamos de usá-las a nosso favor. Uma das ambições deste projeto é aumentar a capacidade de comunicação de doentes com esclerose lateral amiotrófica (ALS) a expressarem-se, por exemplo. Mas, não só.

O CEO da Unbabel afirma que cresceu numa casa onde a linguagem sempre foi importante. Com a mãe, professora de línguas, percebeu muito cedo que a linguagem poderia romper ou criar barreiras, tendo sido este um ponto de partida e inspiração. Com isto, ele acredita que é possível um futuro em que todos poderão comunicar entre si, independente do idioma ou da capacidade motora.

Foto: Marie Bacelar

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados