A versão remasterizada de Half-Life 2 com RTX vai ter uma demo jogável no Steam a partir de 18 de março, permitindo aos jogadores experimentar as melhorias gráficas.
A NVIDIA e a Orbifold Studios divulgaram um novo vídeo de Half-Life 2 RTX, que dá destaque às melhorias gráficas obtidas pelo RTX Remix. Para além disso, foi confirmado que os jogadores vão poder testar a remasterização antes do lançamento completo, graças a uma demo gratuita disponível na Steam a partir de 18 de março.
Esta versão modernizada do clássico da Valve resulta de um projeto comunitário que tira partido de ray tracing completo (path tracing), DLSS 4 com Multi Frame Generation e RTX Neural Rendering, prometendo um salto significativo na qualidade visual do jogo original. A demo que será lançada inclui secções das áreas de Ravenholm e New Prospekt, para mostrar o trabalho desenvolvido pela Orbifold Studios na recriação de ambientes, iluminação e texturas com um nível de detalhe muito maior ao original.
O resultado obtido é graças ao RTX Remix, um conjunto de ferramentas que permite substituir automaticamente os elementos gráficos do jogo por versões modernas, preservando a jogabilidade enquanto melhora iluminação, efeitos e modelos 3D. A tecnologia também recorre a Neural Radiance Cache para otimizar a iluminação indireta e melhorar o desempenho.
A NVIDIA revelou que, com o DLSS 4 e o Multi Frame Generation, o jogo pode atingir um aumento de desempenho até 10,2 vezes em resoluções 4K, permitindo taxas de frames superiores nos modelos mais recentes de placas GeForce RTX. Para além disso, a versão otimizada do RTX Remix Runtime introduz um novo sistema de texture streaming, que garante um carregamento mais rápido e um uso mais eficiente da memória de vídeo.
A demo de Half-Life 2 RTX estará disponível gratuitamente na Steam a partir de 18 de março, já o jogo completo será lançado posteriormente, numa data ainda por definir.