Infraestruturas de Portugal tem duas hipóteses para reduzir tempo de viagens entre Lisboa e Faro

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Ou se melhora a atual linha do sul ou, então, se procede à construção de uma nova linha de alta velocidade.

No passado dia 30 de julho, celebraram-se os 100 anos da chegada do comboio a Lagos (entrada em funcionamento da Ponte de Portimão e inauguração da ligação ferroviária Portimão – Lagos): um marco na história do caminho-de-ferro em Portugal e um símbolo de evolução e modernidade da região sul do país, que encurtou distâncias, uniu comunidades, contribuiu para o desenvolvimento económico e alterou radicalmente o quotidiano da população algarvia.

No mesmo dia, além de terem acontecido algumas iniciativas, a IP – Infraestruturas de Portugal aproveitou para dar o ponto de situação relativamente ao que está a pensar fazer para reduzir o tempo das viagens de comboio entre Lisboa e Faro. E há duas hipóteses em cima da mesa: ou se melhora a atual linha do sul ou, então, se procede à construção de uma nova linha de alta velocidade.

Com a TTT, será possível tirar uma hora de viagem

Atualmente, a viagem Lisboa (Entrecampos) – Faro demora 2h52, com o trajeto inverso a demorar mais quatro minutos. Já a viagem da capital portuguesa até Lagos excede as 3h30 e, pior ainda, a ligação de Lisboa a Vila Real de Santo António faz-se atualmente em mais de quatro horas. Absurdo.

Para melhorar a situação, a IP pretende avançar com a construção de variantes ao traçado entre Torre Vã e Tunes (Linha do Sul), o que permitirá obter troços mais extensos de velocidade homogénea mais elevada e, por conseguinte, reduzir os tempos de viagem.

Essencialmente, a construção destas variantes permitirá:

  • Obter troços mais extensos de velocidade homogénea mais elevada;
  • Reduzir os tempos de percurso em até cerca de 30 minutos – algo que está dependente do aprofundamento dos estudos;
  • Reduzir emissões de Gases Efeito Estufa (GEE);
  • Reduzir a sinistralidade e congestionamento;
  • Aumentar a capacidade, fiabilidade e segurança do serviço.

Ora, de acordo com o que está previsto no Programa Nacional de Investimentos para 2030 (PNI 2030), a intervenção na Linha do Sul fará com que seja possível tirar 30 minutos de viagem às ligações Lisboa-Faro e Lisboa-Lagos (com transbordo em Tunes), que passarão a ser feitas em 2h30 e em 3h10, respetivamente.

Já se considerarmos a tão aguardada Terceira Travessia do Tejo (TTT), será possível reduzir as viagens em mais 30 minutos. Ou seja, no melhor cenário, teríamos uma viagem Lisboa-Faro em 2h e Lisboa-Lagos (com transbordo em Tunes) em 2h40.

As vantagens desta intervenção no canal atual são claras: não só se otimiza a infraestrutura existente, como é possível ir fazendo um investimento faseado.

Uma linha de alta velocidade coloca Lisboa e Faro separadas por menos de duas horas

Já a outra hipótese, a construção de uma nova linha de alta velocidade, promete uma viagem ainda mais curta: Lisboa Oriente-Faro em apenas 1h40. Para Lagos, porém, a viagem ainda será feita em 3h05, o que é praticamente a mesma coisa se a IP optar por modernizar a linha do Sul.

Esta opção da nova linha tem como vantagens a possibilidade de incluir Évora e Beja no acesso ao Algarve, e poderá perfeitamente avançar se o Governo se decidir por construir um novo aeroporto em Beja.

Seja qual for a decisão, uma coisa é certa: os passageiros poderão esperar reduções significativas nas durações das viagens de comboio de Lisboa para o Algarve, e vice-versa.

O documento da IP com todas as possibilidades pode ser consultado aqui.

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