Fomos conhecer o spot do Cais do Sodré e, além da especialidade em guacamoles, poderão deliciar-se com muitas outras coisas.
Corria o ano de 2011 quando Birju Kanabar, gestor e fundador do grupo Guacamole GMG, nascido em Portugal, inaugurou no Atrium Saldanha, em Lisboa, aquele que seria o primeiro Guacamole GMG do país. Tal como o nome indica, desde logo os lisboetas, e não só, ficaram deliciados com a qualidade e excelência do guacamole feito no espaço. Afinal de contas, é a especialidade, sendo feito com recurso a abacates biológicos.
Dado o sucesso, seguiram-se espaços no Colombo, Alegro Alfragide, Oeiras Parque e Vasco da Gama, principais centros comerciais de Lisboa e Oeiras, mas também no Cais do Sodré. E foi precisamente este último espaço que fomos conhecer.
Quando Birju Kanabar inaugurou o primeiro Guacamole GMG – convém dizer que é uma marca 100% portuguesa -, fê-lo porque, na altura, encontrar em Portugal a mesma qualidade apresentada em outros países era tarefa impossível. E então foi tudo uma questão de juntar vontade, ingredientes frescos e de qualidade e, claro, espaços a condizer. 11 anos depois, o sucesso está à vista.
É precisamente esse o caso do spot do Cais do Sodré. Uma apresentação fresca, divertida e colorida, ainda que o espaço em si nos remeta para algo mais industrial, uma vez que parecemos estar dentro de um armazém transformado em restaurante. O restaurante em si é todo decorado com uma série de latas vintage, com muita música mexicana a condizer (vão certamente reconhecer versões de alguns temas conhecidos). Há imensas mesas no centro da sala e outras quatro mais afastadas, dando uma sensação de alguma intimidade.
Mas se a decoração de um espaço diz muito sobre os seus princípios, a comida assume ainda um papel mais importante. E embora o nome, onde se reconhece o guacamole como especialidade, aqui há muito mais, como tacos, burritos e outros tipos de comida mexicana.
Começámos pelos cocktails. Existem oito ao todo, sendo que a nossa escolha recaiu sobre o La Pantera Rosa (Tequila Sauza, Toranja, Aperol, Cardamomo e Schweppes Premium Pimenta Rosa) e o Ponderosa (Tequila Sauza, Maracujá e Baunilha). Se procuram algo doce, recomendamos vivamente a segunda opção.
Seguiram-se as entradas, onde há opções como Jalaneños Queijo Creme (cinco jalapeños recheados com queijo creme, acompanhados com uma salsa à escolha e sour cream), Elotes (Maçarocas de milho marinadas e cobertas com queijo e maionese caseira), Quesadilla (Tortilla tostada recheada com pimentos fajita e mistura de queijo Monterey Jack e Cheddar) ou o clássico Chilli con Carne, que é bastante picante. Existe também a versão vegan deste clássico, que surge assim reinventado. Não exagerem no que pedem, caso contrário nem conseguirão ter espaço para as opções principais.
E por opções principais referimo-nos ao Burrito (Tortilla de trigo enrolada com um recheio e que leva também arroz, feijão ou pimentos fajita, salsa, queijo e sour cream) Tacos (três mini tortillas de trigo com um recheio à escolha, salsa, queijo, sour cream, coentros e alface romana picada), Burrito Desnudo (igual ao Burrito, mas servido sem a tortilla, sendo uma opção menos calórica) e Totopos (Tortilla chips da casa recheadas com feijão ou pimentos fajita, um recheio à escolha, sour cream, uma salsa à escolha e um exclusivo molho de queijo derretido).
Dependendo do que escolherem, podem compor os vossos pratos com:
- Arroz – Integral lima-coentros ou arroz mexicano;
- Tipo de feijão – Feijão preto, feijão pinto com bacon ou pimentos fajita;
- Recheio – Frango grelhado, carnitas, veggie (guacamole incluído), tofu, Jack Al Pastor ou Bife Grelhado (tem um custo acrescido de 0,70€);
- Salsa – Pico de Gallo, salsa amarilla, salsa verde, salsa roja, maionese de alho caseira, chipotle maionese vegan e salsa de habanero e maracujá
- Finalização – Jalapeños verdes, sour cream ou mistura de queijos
Após tudo isto, e caso ainda vos sobre algum apetite, recomenda-se vivamente que terminem a refeição ao mesmo nível do que veio anteriormente, com belas sobremesas. Já que estão num restaurante mexicano, devem, obviamente, escolher os churros caseiros, que trazem chocolate e doce de leite para molhar a gosto. Se preferirem outra coisa, podem também optar pelo Cheesecake caseiro (escolhemos o de doce de leite, que estava divinal).
Terminada a viagem, vão certamente querer regressar: sozinhos, acompanhados da cara-metade ou com amigos/família.
O Guacamole GMG Cais do Sodré está aberto todos os dias das 11h às 00h e às sextas e sábados das 00h às 2h apenas para bebidas e entradas. Para reservas, basta ligarem para o 214036185. Se não estiverem com disposição para sair de casa, podem também recorrer às apps Uber Eats, Glovo, Bolt Food e Takeaway. Muito em breve, o grupo irá lançar um projeto de entregas próprias através do site.