Nova Grande Rota em Portugal apresenta percurso circular com 280 quilómetros

- Publicidade -

Ou seja, é perfeita para os adeptos de caminhadas e BTT.

É já a 1 de julho que Portugal ganha uma nova Grande Rota. Trata-se da GR60 – Grande Rota Montanhas Mágicas, um percurso circular com 275km na vertente pedestre, e 280km na vertente de BTT, que se desenvolve ao longo dos maciços da Gralheira (serras da Freita, Arada e Arestal) e do Montemuro, entre os rios Douro e Vouga, atravessando a área de sete municípios do centro/norte de Portugal – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, quatro sítios da Rede Natura 2000 – Serras da Freita e Arada, serra do Montemuro, rio Paiva e rio Vouga, e um Geoparque Mundial da UNESCO, o Arouca Geopark.

Em pouco tempo, é o objetivo da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), promotora do projeto, fazer com que o trajeto seja uma referência nacional e internacional nas áreas do “Cycling” e do “Walking”.

O trajeto tem a Grande Travessia de BTT dividida em oito etapas (dimensionadas para ser completadas a uma média de uma por dia, por praticantes habituais e, claro, dependendo do ritmo imposto e da respetiva aptidão física na modalidade) e o circuito pedestre em 14 segmentos (que podem ser finalizados em 14 dias). Está devidamente sinalizado e possui vários pontos de apoio ao longo de todo o percurso, estando dotado das condições necessárias à prática das disciplinas para as quais foi pensado, inclusive na promoção de práticas ambientais responsáveis.

O projeto é promovido pela ADRIMAG, em parceria com os sete municípios das Montanhas Mágicas. Conta, ainda, com a parceria da ERTPN, da ERTC, da FCMP e da FPC. É financiado pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

A inauguração oficial terá lugar na típica aldeia de Felgueira, Vale de Cambra, que faz também parte da rota das Aldeias de Portugal.

Fotografia de: Joel O. Santos

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Onde e quando assistir a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder

A série da Amazon tem estreia marcada para dia 2 de setembro em Portugal.

Death Stranding pode estar a caminho do PC Game Pass

A nova foto de perfil da conta oficial do Xbox Game Pass para PC denuncia o inesperado.

Cartaz do Festival F está fechado

Está quase aí um dos últimos grandes festivais de verão.