Grande Rota da Madeira. Percurso pedestre de 93 quilómetros será inaugurado até ao final de 2023

- Publicidade -

O investimento é de 400.000€.

Foi ontem apresentado, no auditório do Museu Casa da Luz, no Funchal, a proposta da primeira Grande Rota (GR) para a ilha da Madeira.

Trata-se de um percurso com 93 quilómetros de extensão e que atravessa a ilha de uma extremidade a outra, desde Porto Moniz até Machico, passando por todos os concelhos da ilha da Madeira.

Cerca de 60% da GR é constituída por percursos recomendados, sendo que os restantes 40% são novos trilhos que farão a ligação entre os caminhos já existentes.

Para além de ter uma maior extensão do que os percursos já existentes, conhecidos como de Pequena Rota (PR), obriga a que quem vá fazer a GR que tenha de pernoitar na serra. Para isso, poderá fazê-lo nas áreas apropriadas para acampamento, com a respetiva licença, como nos abrigos de montanha.

Um dos objetivos da criação da Grande Rota da Madeira passa também pelo aumento da oferta e a diminuição da carga nos percursos mais procurados. Neste caso, e dependendo da preparação física do caminhante, o percurso da GR demorará entre três a quatro dias a ser percorrido.

A requalificação de levadas e criação de novos percursos para esta GR representa um investimento de 400.000€. O percurso deverá ser inaugurado até ao final de 2023.

Foto de: Visit Machico

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes