Gran Turismo 7 Power Pack Review – Só para fãs

- Publicidade -

Enquanto primeiro DLC Premium para Gran Turismo 7, o Power Pack introduz um modos de campanha completamente novo, tão exigente como emocionante, para por a prova os jogadores mais dedicados.

Gran Turismo Sport, lançado originalmente para a PlayStation 4, pode não ser o mais celebrado da série, mas foi, definitivamente, um dos maiores pilares para Gran Turismo 7, que já carrega três anos e meio de vida e suporte contínuo. Enquanto que Sport foi um jogo desenhado exclusivamente para o multi-jogador e competições, Gran Turismo 7 foi o regresso à fórmula original, num equilíbrio entre uma experiência mais tradicional a solo e toda a vertente comunitária, num pacote que, francamente, sempre me pareceu um pouco desequilibrado, muito por causa da contestável constante ligação à Internet.

Gran Turismo 7 apresentou-se – e assim continua – enquanto plataforma com um jogo de corridas pelo meio, com espaços sociais e comunitários, feeds multimédia e, claro, toda a experiência Gran Turismo tradicional, composta por campanhas, desafios de condução e muitas oportunidades para entrar em pista e correr de forma descontraída, pelo menos até que a Internet pessoal falhe ou os servidores entrem em manutenção. Ao longo dos últimos três anos, Gran Turismo 7 foi captando e mantendo a atenção dos jogadores com todos os seus torneios e eventos (para quem segue a vertente competitiva da experiência) e, para os restantes, através da adição de uma quantidade fantástica de carros, traçados, locais para fotografias e desafios, feita de forma gratuita quase todos os meses. Tem sido um suporte invejável e raro numa indústria tão capitalista e predatória, mas talvez ela seja suportada pelos obscenos preços de créditos de jogo que podem ser comprados com dinheiro real, para quem não tem paciência para fazer maratonas de jogo.

A mais recente adição a Gran Turismo 7 continua gratuita, naquela que é a maior atualização do jogo até agora. Chama-se Spec III e vem carregada de novidades, entre as quais se destaca uma extensa lista de oito carros, de clássicos a elétricos, a exóticos, assim como a introdução de duas novas pistas, a Yas Marina Circuit, em Abu Dhabi, e o Circuit Gilles-Villeneuve, a pista de Montréal famosa pela chicana final e pelo “Muro dos Campeões”. Adicionalmente, há muitas melhorias de qualidade de vida, o aumento do nível de colecionador máximo de 50 para 70, mas ,essencialmente, o Gran Turismo 7 do seu lançamento mantém-se extremamente familiar.

gt7 spec3 3
Gran Turismo 7 Spec III – Power Pack (Polyphony Digital)

O lançamento do Spec III faz-se acompanhar de uma novidade mais transformadora. Uma novidade que é também o primeiro DLC pago do jogo até à data, com potencial de reconquistar os fãs que, nos últimos três anos, podem ter começado a desligar-se desta produção da Polyphony Digital. Trata-se do Power Pack, exclusivo para a versão da PlayStation 5. Com um preço que podemos considerar Premium, de 29,99€ – que inclui 5 milhões de créditos de jogo que custariam o mesmo -, o Power Pack pode não ser uma adição recomendada para qualquer um. É um daqueles casos cliché de “não é para todos”. Mas é, confiantemente, uma excelente proposta para quem procura mais Gran Turismo, com uma experiência mais tangível e recompensadora do que aquele poço de repetição entre endurances que absorvem muito tempo e energia, ou as tentativas de limpar o resto do jogo com os troféus e medalhas douradas todas.

O aspeto central da experiência Power Pack é, essencialmente, uma nova carreira a solo. Um modo de jogo composto por uma série de 50 eventos ao longo de cerca de 20 categorias, de progressão e desbloqueio ramificado, extremamente envolventes e convidativos a explorar. Para quem se iniciar agora com Gran Turismo 7 e adquirir o Power Pack, terá de progredir no jogo até ao Menu n.º 9 do Café, o que revela logo que é um modo que requer já alguma habituação ao jogo, com este modo a ficar disponível na zona inferior esquerda do menu principal do jogo, num barco recém adicionado com a atualização Spec III.

O Power Pack é uma espécie de modo que mistura a experiência já entregue nos restantes modos de campanha de Gran Turismo 7. Por um lado, temos cenários de corrida propostos tal como nos menus, mas não temos de nos preocupar em escolher um carro da nossa garagem ou ter de os preparar. Cada evento propõe também a escolha de um de três veículos dedicados à categoria e tema da corrida, cada um com um nível de “picante” diferente, que não reflete bem a dificuldade da corrida, mas sim os PP dos carros, que podem requerer uma diferente destreza do jogador.

O formato das corridas/eventos é inspirado nos fins-de-semana de corridas e é relativamente exigente, tanto ao ponto de parecer que este modo foi concebido para ser jogado ao longo de vários dias, com um ou dois eventos por dia. Cada evento é feito em três partes, com uma sessão de treino para nos ambientarmos aos carros e às pistas; uma sessão de tempo limitado de qualificação para tentar fazer o melhor tempo e garantir a melhor pole position; e, por fim, a corrida propriamente dita, com um número de voltas que vai variando de acordo com cada evento. É, no fundo, um sistema muito semelhante à campanha do mais recente Forza Motorsport, mas sem excessos, distrações, fricção e com uma estrutura e progresso num registo mais arcade e satisfatório de seguir.

Apesar desta estrutura tender para o mais arcade e sem grandes compromissos, o nível de exigência e realismo é bastante elevado. Um aspeto menos positivo, mas altamente consciente a nível de game design, é que, uma vez num evento, não há um botão de reset imediato para a corrida final. Ou seja, qualquer falha durante a qualificação ou qualquer erro durante a corrida final que nos atire para o meio ou fim da tabela, só se resolve começando tudo de novo, pela sessão de treino. A fasquia por corrida é extremamente elevada e entusiasmante. E, por isso, requer também ter a motivação e vontade necessárias para as fazer.

Para além disso, as corridas são difíceis. Mesmo com a escolha do melhor dos três carros propostos, a inteligência artificial do jogo é superagressiva. Não no sentido em que nos vai colocar fora da pista com encontrões, mas no sentido em que está completamente focada em ganhar. Isto é potenciado pela integração do GT Sophy 3.0, a inteligência artificial para os oponentes de Gran Turismo 7 exclusiva para a PlayStation 5, que se encontra agora na sua terceira iteração, adaptada a todos os eventos deste modo. Graças a este modelo inteligente, os oponentes comportam-se de uma forma muito mais humana em pista, reagem de forma natural às nossas ações de ofensiva ou defensiva, aproveitam as nossas posições para apanhar cones de ar, aproveitam os nossos erros para nos ultrapassar, também cometem erros situacionais e interagem entre si. A dificuldade aumenta porque, em vez de um caminho pré-determinado, os oponentes adaptam-se a qualquer momento para poderem manter-se em posições de liderança, o que se reflete em corridas bem mais intensas que requerem um nível de habilidade à altura, com travagens e acelerações nos momentos certos, uma condução mais agressiva e um grande incentivo ao uso de mudanças manuais e de outras opções automáticas desligadas para um melhor controlo do carro. No fundo, os eventos do Power Pack são, também, o derradeiro teste aos pilotos de Gran Turismo, que é ainda uma experiência muito melhor se tiverem acesso ao PlayStation VR2.

A cada evento concluído, de acordo com as posições, ganham-se estrelas e tickets. Os tickets já se conhecem e permitem desbloquear peças, carros e créditos de forma aleatória. Já as estrelas permitem o desbloqueio de novos eventos – o que faz com que, em alguns momentos, o jogo nos diga para repetir uma prova e fazer melhor, para garantir estrelas suficientes para progredir para futuros eventos, onde também se incluem corridas de 24 horas -, assim como servem para desbloquear seis carros especiais apenas disponíveis neste DLC. São eles: Ford Mustang 2015 American Racer; Nissan Skyline GT-R GP-Tuned (KPGC10); Porsche 911 Turbo Rally (930); Toyota AE86 Levin D-Tuned; Toyota Supra GT (JZA80); Volkswagen Beetle 1966 Desert Racer.

O DLC Power Pack para Gran Turismo 7 é, definitivamente, a maior adição ao jogo até à data, e talvez a mais importante. Enquanto os conteúdos gratuitos lançados mensalmente são muito bem-vindos e admiráveis, motivando os jogadores a voltarem ao jogo para fazerem um pouco de grind para obterem créditos suficientes para juntar à sua garagem um novo carro adicionado ao jogo, os desafios e a motivação poderiam não ser os mais interessantes, com muitos dos eventos, desafios e, em alguns momentos, frustrações, a manterem-se os mesmos. Com o Power Pack e a sua nova carreira, Gran Turismo 7 revitaliza-se com novo conteúdo extremamente emocionante e desafiante para quem é realmente fã do jogo.

reviews 2021 recomendado

Cópia para análise cedida pela PlayStation Portugal.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados