Os funcionários do Estado terão direito a tolerância de ponto no próximo dia 4 de março.
O Governo aprovou a concessão de tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março de 2025, conforme um despacho do primeiro-ministro que será publicado ainda no decorrer desta quarta-feira. O anúncio foi feito pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, durante a conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.
O ministro explicou que esta decisão justifica-se pelo “hábito e prática estabelecida”, uma vez que, embora a terça-feira de Carnaval não seja um feriado oficial, é uma data tradicionalmente celebrada em muitas regiões do país. A medida visa, assim, permitir que os trabalhadores possam usufruir desta ocasião, aproveitando o período de descanso sem prejuízo para a sua atividade laboral.
“Naturalmente, todas aquelas entidades que, por razões de interesse público, necessitem de manter os serviços em funcionamento estão sujeitos a um regime diferente”, afirmou o ministro, sendo que, nestes casos, os funcionários terão direito a um dia de compensação noutra data.