Governo vai rever modelo de recrutamento e colocação de professores

- Publicidade -

A revisão do modelo de recrutamento e colocação estará associada ao combate à precariedade na profissão docente.

O Governo vai rever o modelo de recrutamento e colocação de professores a partir de setembro, anunciou o Ministro da Educação, João Costa, numa declaração no final de uma reunião com as estruturas sindicais Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e Federação Nacional da Educação (FNE), em Lisboa.

O Ministro afirmou que as reuniões com as duas principais estruturas sindicais dos professores do ensino básico e secundário foram “muito produtivas, muito construtivas”, tendo elas apresentado os assuntos que querem negociar durante a legislatura e sido agendadas os temas e datas das próximas reuniões.

João Costa disse que a revisão do modelo de recrutamento e colocação estará associada ao combate à precariedade na profissão docente, procedendo-se à “vinculação, já no próximo ano, de muitos dos professores contratados em quadro de escola”.

O objetivo é tornar a carreira docente mais estável e mais atrativa, “garantindo que muitos dos professores que andam de um lado para o outro em contratos precários podem estabilizar a sua situação profissional”.

Trabalho administrativo

O Ministro disse que também vai ser avaliada a redução do trabalho administrativo dos professores, desde logo dos diretores de turma, começando por proceder ao levantamento das tarefas dos diretores de turma, identificando redundâncias e “tudo aquilo que não tem utilidade, tarefas administrativas que não se transformam numa melhoria do trabalho junto dos alunos”.

Sobre as alterações ao regime de mobilidade por doença, João Costa informou que foi solicitado um parecer jurídico sobre avaliação da situação, caso a caso, dos professores que não conseguiram colocação.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Este gajo mente com quantos dentes tem na boca.
    Está ao nível da reitora.
    Olha lá ó Costa, nos escuteiros não te ensinaram a menti pois não? É feio…

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Divulgadas as listas de colocação de professores para o próximo ano letivo

O Ministério da Educação publicou, a mais de um mês do arranque do ano letivo 2021/2022, no portal da Direção-Geral da Administração Escolar, as listas de colocação de professores.

Tools4Edu. Esta plataforma disponibiliza tutoriais e boas práticas a professores e alunos

Há várias plataformas digitais que permitem as aulas à distância, mas nem todos estão à vontade com a tecnologia. Para os docentes, os miúdos e os pais, decifrar estas ferramentas pode revelar-se um pesadelo. E com as escolas fechadas sabe-se lá até quando, as salas de aula passaram a ser a casa de cada aluno e professor.

Está de volta a iniciativa que reconhece o papel dos professores em Portugal

Chama-se Global Teacher Prize e é uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o intuito de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o mundo.

Global Teacher Prize distingue o professor ou professora do ano com 30 mil euros

Portugal é um dos primeiros países na Europa a implementar uma edição nacional do GTP – Global Teacher Prize....
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Onde e quando assistir a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder

A série da Amazon tem estreia marcada para dia 2 de setembro em Portugal.

Death Stranding pode estar a caminho do PC Game Pass

A nova foto de perfil da conta oficial do Xbox Game Pass para PC denuncia o inesperado.

Cartaz do Festival F está fechado

Está quase aí um dos últimos grandes festivais de verão.