Governo autoriza 112 milhões de euros para obras nas linhas do Norte e Douro

- Publicidade -

Mas a maior parte deste “bolo” vai para a eletrificação da linha do Douro.

Foram publicadas, esta sexta-feira, em Diário da República, nove autorizações de repartições de encargos para obras nas linhas do Norte e do Douro, incluindo a eletrificação até à Régua, totalizando 112 milhões de euros para a Infraestruturas de Portugal (IP).

O maior montante autorizado é de até 79 milhões de euros e refere-se à repartição de encargos relativos ao contrato para a empreitada de execução da eletrificação e túneis na linha do Douro, entre Marco de Canaveses (distrito do Porto) e Peso da Régua (Vila Real).

O segundo valor mais considerável, de até 12,5 milhões de euros, diz respeito à autorização para a empreitada de conceção-execução da subestação de tração de Bagaúste. Há também 4,4 milhões de euros para a “gestão e fiscalização” da eletrificação e túneis da linha do Douro, 2,25 milhões para a “conceção/construção de telemática ferroviária”, 750 mil euros para a “instalação de sistema de informação ao público”, 500 mil euros para “videomonitorização” e 410 mil para “telecomando”.

Ao todo, para a eletrificação da linha do Douro, entre Marco de Canaveses e Peso da Régua, estão previstos 99,8 milhões de euros.

Relativamente à linha do Norte, foi autorizada a repartição de encargos relativos à renovação integral de via entre Ovar (Válega) e Espinho, no distrito de Aveiro, num montante de 12,2 milhões de euros. Dividem-se entre 4,8 milhões para a fiscalização, 3,7 milhões para a “aquisição de travessas de betão bibloco TBBG para aplicação na empreitada” e 3,5 milhões para a “Aquisição de carril 54E1 e 60E1”.

- Publicidade -
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Linha do Norte: IP vai estudar alternativas às passagens superiores

É disso exemplo o Mirante da Madalena, cuja proteção deve ser assegurada por uma correta reconstrução do mesmo em local próximo do atual.

IP finalizada empreitada na linha do Norte, em Santarém

O investimento foi de 1,5 milhões de euros.

Vai avançar o projeto para a quadruplicação da Linha de Cintura e modernização da do Norte

O projeto envolve a execução de intervenções numa extensão total de cerca de 15,5 quilómetros.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

4ª temporada de You ganha data de estreia e é dividida em duas partes

Não foi especificada a quantidade de episódios de cada parte.

Vila Galé em Tomar deverá estar pronto até novembro de 2023

E será uma unidade hoteleira de cinco estrelas.