Governo investe 52 milhões de euros na prevenção de incêndios em Portugal

- Publicidade -

Serão também adquiridos tratores equipados para a gestão de combustíveis, uma medida essencial para reduzir o risco de propagação de incêndios.

O Governo vai destinar cerca de 52 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar a prevenção de incêndios rurais, fortalecendo a capacidade de adaptação dos territórios e promovendo a sustentabilidade ambiental.

A iniciativa inclui um investimento superior a 30 milhões de euros para fortalecer a capacidade de intervenção das Organizações de Produtores Florestais e dos Municípios. Este montante será aplicado na aquisição de tratores equipados para a gestão de combustíveis, uma medida essencial para reduzir o risco de propagação de incêndios.

Além disso, prevê-se a compra de novas viaturas destinadas ao Programa de Sapadores Florestais, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e às Organizações de Produtores Florestais. O valor total desta medida ronda os 10,4 milhões de euros e visa melhorar a eficácia operacional no terreno.

Outro eixo de atuação envolve as Comunidades Intermunicipais (CIM), que irão receber aproximadamente 6,7 milhões de euros para aquisição de maquinaria pesada, como buldózeres, que serão utilizados na abertura, beneficiação e manutenção de caminhos florestais, essenciais para o acesso das equipas de combate a incêndios e para a criação de faixas de contenção que ajudem a travar a propagação do fogo. Paralelamente, mais de 2,5 milhões de euros serão canalizados para a constituição de Equipas Técnicas Multidisciplinares, que terão um papel determinante na implementação de projetos de Gestão Integrada de Paisagem e dos Condomínios de Aldeia.

A modernização do equipamento motomanual das Equipas de Sapadores Florestais, incluindo motorroçadoras, será financiada com mais de 2,3 milhões de euros. A expansão da rede de pontos de água de apoio ao combate a incêndios também está prevista, com um investimento superior a 500.000€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados