O anúncio foi feito na cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento da nova empresa de gestão do património, e do Instituto do Património Cultural, que decorreu no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
O Governo anunciou um investimento de 26 milhões de euros para recuperar o património cultural português. O dinheiro será usado para reabilitar o Palácio Burnay, em Lisboa, e comprar três prédios na Avenida 24 de Julho, para expandir o Museu Nacional de Arte Antiga.
O Palácio Burnay, na Rua da Junqueira, em Lisboa, vai ser reabilitado para instalar a empresa Museus e Monumentos de Portugal, empresa criada pelo Governo para gerir o património museológico e arquitetónico. O edifício está abandonado há anos e precisa de obras de restauro. Aqui serão investidos 16 milhões de euros.
Os outros 10 milhões de euros serão usados para comprar três prédios na Avenida 24 de Julho, em Lisboa. Estes prédios vão permitir a expansão do Museu Nacional de Arte Antiga, que está a ficar sem espaço.
Durante a cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento da nova empresa de gestão do património, e do Instituto do Património Cultural, o Primeiro-Ministro António Costa sublinhou que, dos 187 milhões de euros que o programa orçamental da cultura tinha em 2015, “foi possível atingir 514 milhões de euros em 2024, um aumento gradual e progressivo, de 175%”.
Foto: CM Lisboa