Esse valor é fixo, não dependendo do material ou dimensão da garrafa.
Foi durante a manhã de hoje que Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, adiantou que serão instaladas nos Açores, durante o próximo ano, 25 máquinas de logística reversa. O objetivo é ter, pelo menos, um equipamento por concelho, implementando um sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas no arquipélago, abrangendo o plástico, o vidro e o metal, com capacidade até 2,5 litros.
O sistema contempla a atribuição ao consumidor de um prémio por garrafa, que se prevê seja na ordem dos 0,05€, independentemente do material ou da sua dimensão.
“Nos sistemas de depósito que sejam instalados pelos estabelecimentos comerciais, o prémio ao consumidor poderá ser atribuído por via de talão ou cartão de desconto rebatível em compras, de descontos em loja, de produtos, ou de atividades ou serviços, entre outras”, referiu Marta Guerreiro.
Em complemento ao sistema público, pretende-se também que os estabelecimentos comerciais possam disponibilizar, nas suas instalações, equipamentos próprios de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas.
“Prevê-se que possam ser instaladas mais cerca de 10 equipamentos nas áreas de maior concentração populacional, concretamente em grandes superfícies comerciais”, disse a secretária.
O projeto representa um investimento 941 mil euros, comparticipado a 90% pelos European Economic Area (EEA) Grants – programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, e tem um período de execução de cerca de 18 meses.