Google parece empenhada em juntar o lançamento dos seus principais sistemas operativos.
Se tudo correr como está planeado, no próximo dia 13 de agosto, a Google irá anunciar ao mundo os seus novos dispositivos Google Pixel. E entre esses dispositivos temos um novo Google Pixel Watch, o gadget de referência para o sistema operativo WearOS, que é baseado no sistema operativo Android.
As últimas informações apontam para que o Google Pixel Watch 3 deverá chegar equipado com uma nova versão do WearOS, em que a nota de maior destaque é o facto de ser baseada no Android 15.
Para quem não sabe, apesar de contar com o mesmo código-fonte aberto do Android, o WearOS sempre teve uma cadência própria de lançamentos. Por exemplo, a versão 3 é baseada no Android 11 e foi lançada oito meses após este ultimo. Já a versão 4 é baseada no Android 13 e viu a luz do dia um ano após o lançamento dessa versão. Atualmente, no Pixel Watch 2, temos a versão 5, que é baseada no Android 14. Contudo, o Android 14 foi lançado em outubro de 2023, mas essa versão apenas chegou em maio deste ano… e até já está presente nos novos Galaxy Watch Ultra e Watch7, da Samsung.
Agora, parece que a equipa de programadores da Google já está a trabalhar num ritmo muito acelerado no WearOS 5.1, e que os primeiros testes já estão a ser realizados com o Google Watch 2. Para tornar a situação ainda mais interessante, há uma circunstância curiosa: é baseado no Android 15 e, portanto, não seria uma atualização “intermediária”, mas sim um verdadeiro upgrade, que também deve incluir diversas novidades.
WearOS 5.1 a chegar?
Se estes rumores se revelarem corretos, isso pode significar que a Google decidiu alterar a política seguida até agora para o programa de lançamento de novas versões da sua plataforma dedicada a dispositivos vestíveis. Algo que a Apple já faz há algum tempo com o seu ecossistema.
De qualquer forma, a esperança é saber durante o lançamento do Google Pixel Watch 3, que já poderá estrear no mercado com o novo sistema operativo.