Começa hoje o evento Google I/O, uma conferencia de programadores organizada pela Google que serve de palco para apresentação de produtos, projetos conceitos e, até, alguma festa.
Mas mesmo antes de começar, a Google apresentou os vencedores do Google Play Awards 2018, que nomeia e premeia algumas das melhores aplicações da loja Android em nove categorias diferentes, sejam jogos, aplicações de lazer ou de produtividade.
Na primeira categoria que nomeia aplicações de bem-estar, Standout Well-Being App, venceu Simple Habit Meditation, uma aplicação que, já no ano passado, ganhou também um prémio de melhor aplicação do Google play.
Com esta aplicação pretende-se melhorar o nosso bem-estar ao longo do dia com guias úteis de meditação para reduzir o stress, concentrar a nossa atenção, dormir melhor, entre outros.
Se tudo parece estranho e pode criar algum ceticismo, talvez o melhor seja mesmo experimentar, pois certamente que não está nesta lista por acaso.
Para aplicação de melhor experiência de acessibilidade, Best Accessibility Experience, temos Be My Eyes, que, como o nome indica, é uma moleta visual para quem tem problemas de visão e que afetam nas situações mais mundanas.
Be My Eyes destaca-se por ser uma aplicação comunitária, que permite que, através da própria app, outros utilizadores possam ajudar quem precisa. Através da câmara do nosso smartphone, podemos pedir a ajuda a voluntários do ouro lado do mundo para ajudar a distinguir produtos para consumo, ter a certeza a validade de um produto expirou, ajudar a identificar objetos na rua, cores, textos, traduções, entre outras coisas.
Basicamente podemos usar o nosso smartphone como os nossos olhos. O melhor de tudo é que toda a gente se pode candidatar a ser voluntário.
Nas aplicações de impacto social, Best Social Impact, podemos ter soluções de todo o tipo, mas com Khan Academy pretende-se educar.
Khan Academy é uma aplicação que funciona tanto online como offline e que pretende ensinar os utilizadores sobre Matemática, Ciências, Economia, História, entre outros temas, através de pequenas atividades lúdicas, desafios e, até, com alguma competitividade com amigos.
No fundo, é uma espécie de jogo de cultura geral em que o prémio é o conhecimento. É visualmente agradável, organizado e apelativo de se usar e pode até ser uma forma bem interessante de incutir os mais novos a fazer os trabalhos de casa.
Com o Standout Indie encontramos o nosso primeiro videojogo desta lista. Um jogo que se destaca pelo design artístico, mecânicas de jogabilidade interessantes e um nível de qualidade acima da média.
Old Man’s Journey foi o título escolhido, um jogo de estrutura narrativa, repleto de puzzles e quebra-cabeças, que se destaca pelo seu aspeto trabalhado que parece pertencer a um filme de animação independente e pela jornada emocional do nosso personagem idoso, que vai viajar por locais conhecidos e recordar memórias de uma outra vida.
Na categoria de Best Community Building Game, ou jogos que encorajam a interação social e, eventualmente, à construção de uma comunidade, temos Episode.
Meio jogo, meio visual novel, Episode é uma espécie de “choose your own adventure” com diferentes histórias e temas que parecem saídos de uma novela. Mas com algo tão pessoal, como é que surge aqui a componente social? Através da partilha das diferentes histórias e escolhas feitas ao longo dos diversos eventos lançados de tempos em tempos.
Nas aplicações que transcendem dimensões temos a categoria de Best AR or VR Experience, com BBC Earth: Life in VR a levar o selo de destaque.
Nesta experiência imersiva, trocamos os planos e cinematografia do documentário da BBC por visuais gráficos cartoonescos numa viagem ao mundo da natureza. Podemos visitar recriações de alguns dos locais mais exóticos do mundo e observar como vivem alguns dos animais mais interessantes do planeta, sejam pequenos como um micróbio ou grandes como uma girafa.
A realidade virtual não tem limites e esta aplicação parece tirar partido do melhor que a tecnologia tem para oferecer, dando-nos uma experiência única, imersiva e educativa.
Flipkart é uma aplicação dedicada ao comércio que aparece destacada dentro da categoria de aplicações Build for Billions Experience.
A ideia do Flipkart é de ser um portal de fácil acesso para ir às compras sem sair do sofá. No fundo, é uma espécie de Amazon/Ebay, mas com foco em mercados mais emergentes. Nesta aplicação podemos encontrar desde eletrodomésticos a mobiliário, passando por roupa e gadgets. Há de tudo, há descontos e ofertas especiais. E pelos vistos recomenda-se.
Volta e meia surge uma aplicação que é o próximo grande fenómeno, e as duas próximas aplicações foram destacadas como tal.
Na categoria de Standout Startup temos a Canva, a aplicação dirigida a designers e curiosos, que permite facilitar a criação de grafismos através de uma extensa biblioteca de elementos que podem ser usados para trabalho ou brincadeiras. E tudo isto sem o auxílio de softwares mais complicados e caros.
Mas, segundo a Google, o grande êxito do ano, Best Breakthrought Hit, é Empires and Puzzles.
Define-se como um RPG com elementos de tower-defense e uma jogabilidade ao estilo de Candy Crush. Parece ser uma remistura de ideias e conceitos de sucesso que funcionam em uníssono num jogo viciante, divertido e envolvente.
Para ficarem a conhecer os restantes nomeados dos Google Play Awards, basta espreitarem a lista em baixo:
Best Breakthrough Hit
- Animal Crossing: Pocket Camp
- Cooking Craze
- Empires & Puzzles (Vencedor)
- Final Fantasy XV Pocket Edition
- PUBG Mobile
Standout Startup
- Astro
- Canva (Vencedor)
- Drops
- Kredivo
- N26
Best Community Building Game
Best AR or VR Experience
- Asteroids!
- BBC Earth: Life in VR (Vencedor)
- Brickscape
- Figment AR
- Porsche Mission E
Standout Indie
- Agent A
- Bridge Constructor Portal
- Flipping Legend
- Old Man’s Journey (Vencedor)
- OPUS: Rocket of Whispers
Standout Well-Being App
Best Accessibility Experience
Best Social Impact
- Forest
- Khan Academy (Vencedor)
- Otsimo
- Tala
- TODXS
Standout Build for Billions Experience