Começou por ficar disponível em 2017 para alguns dispositivos Android edição Go, isto é, sem muita capacidade de processamento, como um processador modesto ou somente 1GB de RAM, o que permitia efetuar pesquisas ao mesmo tempo que o smartphone continuava rápido. Agora, o Google Go (que se chegou a chamar Google Search Lite), app leve e rápida que ajuda as pessoas que acedem à Internet pela primeira vez, mesmo em ligações instáveis, está finalmente disponível na Play Store a nível mundial.
Sabe-se que o Google foi desenvolvido para utilizar menos espaço de armazenamento no dispositivo e para impedir que uma ligação não confiável diminua a velocidade. Ocupa somente 7MB, o que não fará diferença na capacidade de execução de um equipamento, tenha razoáveis ou boas características. Além disso, segundo refere a loja da Google, “os resultados de pesquisa otimizados permitem poupar até 40% dos dados”.
Uma boa característica é que o Google Go fará o registo dos nossos resultados de pesquisa, isto em casos em que perdemos a ligação à Internet.
Adicionalmente, o Google Go dispõe de uma funcionalidade de leitura em alta voz baseada em Inteligência Artificial que permite ouvir qualquer página da Internet, destacando as palavras à medida que são lidas. Isto acontece graças à anterior integração do Lens no Google Go, que permite ouvir em alta voz (ou traduzir) as palavras que estejam a ser captadas pela câmara do nosso smartphone. Algo muito útil no dia-a-dia e que ajuda a desenrascar em algumas situações.