Google Docs consegue transformar imagens em texto com recurso à tecnologia OCR

Uma funcionalidade super útil para quem necessita de captar textos de livros ou revistos.

OCR
- Publicidade -

Quantas e quantas vezes não consultámos determinado texto num livro ou revista e vimo-nos na necessidade de usar esses textos para algo em específico? Seja para uso profissional ou pessoal, a verdade é que todos nós já perdemos imenso tempo a “copiar” textos à mão, perdendo imenso tempo no processo.

Pois bem, e se vos dissermos que, hoje em dia, já existem ferramentas que nos permitem captar os textos desses livros ou revistas diretamente? É isso mesmo, basta que tenhamos imagens ou fotografias captadas com o smartphone.

É muito simples. Devem, portanto, ter uma imagem/foto do que pretendem utilizar e fazer upload desse ficheiro para o Google Drive. Aí, com o botão direito do rato, devem selecionar a opção “Abrir com” e, em seguida, escolher a opção Google Docs. Quase que por magia, irão reparar que o texto que estava nesse ficheiro foi transformado em texto editável.

A partir daí podem fazer o que quiserem, desde editar o texto como guardar em diversos formatos, como .docx, .pdf, entre outros. Esta funcionalidade apresentada pela Google somente é possível com recurso à OCR (Optical Character Recognition), uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits.

Além das ferramentas da Google, conhecem outra plataforma que faça o mesmo?

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

13,056FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
790SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Setúbal. Bairro Cool aposta na tradição, essência e história do famoso Bairro Troino

Até outubro, vão decorrer várias iniciativas no Bairro Troino, desde as Happy Friday's, a eventos de requalificação da zona histórica, Santos Populares, Mercados, entre outros.

Parques aquáticos e de diversão podem voltar a funcionar nos concelhos mais avançados no desconfinamento

A evolução da pandemia de covid-19 permite continuar com as medidas aprovadas, embora com alguns acertos.