O novo Chrome 130 chega sem novas funcionalidades, uma vez que é uma versão focada na segurança.
A Google iniciou o processo de disponibilização da versão estável do Chrome 130. Esta versão não conta com muitas novidades, no entanto, corrige 17 falhas de segurança. Portanto, é importante atualizarem o vosso navegador assim que possível.
A Google revela que uma das vulnerabilidades, identificada como CVE-2024-9954, representa um risco de alto nível. Esta é uma vulnerabilidade de uso após a libertação de memória num módulo de inteligência artificial. O investigador que descobriu e relatou essa vulnerabilidade à Google recebeu 36.000 dólares (cerca de 33.000€) como recompensa. Para além disso, a empresa classifica outras vulnerabilidades como de médio ou baixo risco. Temos, por exemplo, algumas que afetam a autenticação da web, a sua interface, o modo Picture-in-Picture, o DevTools, o Dawn e o rastreamento de pacotes. 13 das 17 falhas foram encontradas por investigadores que não trabalham diretamente para a gigante das pesquisas.
Como é habitual, a Google implementou a sua prática de restringir o acesso a informações detalhadas sobre as vulnerabilidades de segurança até que a maioria dos utilizadores instale o novo Chrome 130. Esta medida visa proteger os utilizadores de uma potencial exploração por parte dos hackers durante a distribuição da atualização.

Chrome 130 já disponível para instalação
Se utilizam o Google Chrome, apenas precisam de o atualizar para a versão 130, e para isso só precisam de ir ao menu das definições, carregando nos três pontos no canto superior direito e escolher Ajuda > Sobre o Chrome. Nesse momento saberão qual a versão que têm instalada, sendo que o navegador fará o download, e instalação, da nova versão.
Se ainda não têm o Chrome instalado, quando o descarregarem e instalarem já será com a versão mais recente, e para isso só precisam de aceder aqui.
