A novidade permite que os utilizadores com necessidades especiais possam controlar os seus Chromebooks através de expressões faciais.
A Google revelou uma série de novidades para o seu sistema operativo, o ChromeOS, que é usado nos computadores Chromebook. Estas novidades focam-se em particular em funcionalidades dedicadas à acessibilidade e educativas. Entre elas, destaca-se um curioso recurso, no qual em computadores Chromebook compatíveis, os utilizadores poderão controlar o sistema através de expressões faciais, algo que poderá ser importante para pessoas com deficiências motoras.
A novidade é agora implementada após ter sido oficialmente anunciada em dezembro do ano passado e surge com alguns requisitos básicos, como uma recomendação mínima de apenas 8GB de RAM, nos dispositivos compatíveis. O controlo dos Chromebooks com recurso a expressões e gestos faciais, permite, por exemplo, navegação no dispositivo, escrever emails, alternar entre slides durante apresentações, entre outras atividades. Esta funcionalidade ainda se encontra limitada ao reconhecimento de 18 gestos diferentes, que foram adicionados durante os períodos experimentais graças feedback dos utilizadores.
Esta é a mais recente iniciativa da Google no que toca ao controlo de equipamentos com recurso ao reconhecimento facial. No passado, a Google já tinha trabalhado em algo semelhante, num projeto de código aberto dedicado ao controlo de videojogos em ambiente Windows, chamado Gameface Project, que a tecnológica prometeu estar a trabalhar também para Android.
Dentro dos anúncios da Google, foram reveladas também as “Ferramentas de aula”. Estas, já são dedicadas ao apoio educacional e permitem que os professores controlem os ecrãs dos alunos em tempo real, facilitando a gestão das atividades em sala de aula. Através de um código, os professores podem enviar conteúdo diretamente para os Chromebooks dos alunos, ativar legendas ou traduções em direto ou até monitorizar os ecrãs dos alunos de foram remota.
Para além destas novidades para o sistema operativo, a Google anunciou também a chegada de mais de 20 novos computadores Chromebooks para 2025, nomeadamente nas linhas padrão Chromebook e Chromebook Plus. Estes novos dispositivos serão destinados tanto a professores como a alunos, com funcionalidades melhoradas para promover a aprendizagem colaborativa.