Google fica com parte do negócio da HTC por 1,1 mil milhões de dólares

Muito se especulou, muitos foram os rumores. Agora confirma-se. A Google vai mesmo avançar para a compra de uma parte da HTC, tornando-se, desta forma, acionista maioritária da fabricante de Taiwan, que desde há algum tempo vem passando por um período conturbado nesta área do mercado. O negócio deverá rondar os 1,1 mil milhões de dólares.

O acordo entre as marcas foi assinado esta manhã, o que também revela a continua aposta da gigante mundial no segmento do hardware. Neste caso, com a aquisição da HTC, a Google poderá almejar mais mercado na área das comunicações móveis, assistentes de voz e realidade virtual/aumentada.

Este acordo, refere a tecnológica de Mountain View, inclui ainda uma licença não exclusiva para a propriedade intelectual da tecnológica de Taiwan, além de implicar a contratação de novos colaboradores para as áreas de desenvolvimento e design. Para já, segundo o que disse o diretor financeiro da HTC, Peter Shen, 2 mil dos 4 mil funcionários continuarão na empresa. Ou seja, passam 2 mil colaboradores para a Google, que já estavam a trabalhar no desenvolvimento dos smartphones Pixel.

pixel2imagem Echoboomer

Mas isto não implica o desaparecimento da HTC do mercado de smartphones. A Google fica com uma parte da empresa, sim, e 2 mil funcionários, mas a marca de Taiwan vai continuar a desenvolver o seu negócio, encontrando-se a preparar novos equipamentos móveis. Porém, vai ter muito que batalhar. A marca taiwanesa chegou a atingir uma quota de mercado na ordem dos 9%. Hoje em dia, esse valor é de apenas 1%, fruto da imensa concorrência que surgiu nos últimos anos.

Já o segmento dos HTC Vive continuam com a empresa original, pelo que a aposta é para continuar.

De resto, é caso para dizer que a Google não é novata na aquisição de empresas do género. Recorde-se que, há 6 anos, a Google investiu 12,5 mil milhões de dólares na Motorola, para depois a vender, dois anos depois, à Lenovo, por 2,9 mil milhões de dólares. Foi uma aquisição desastrosa, pelo que esta nova aquisição será um desafio interessante.

Ainda sobre a empresa de Mountain View, está programado para dia 4 de outubro um evento de apresentação dos novos smartphones Pixel, sendo que um deles, o Pixel 2, foi fabricado pela HTC.

Segue-nos nas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram.

- Publicidade -

Sigam-nos

10,470FansCurti
4,048SeguidoresSeguir
536SeguidoresSeguir

Relacionados

Samsung Galaxy Z Flip. Afinal, como é ter um smartphone que se dobra em concha?

Durante estes dias, tive oportunidade de usar e abusar do mais recente dobrável da Samsung. Mas será este um smartphone para todos?

OPPO A91 já está disponível em Portugal

À venda nas principais lojas por 359€.

O complemento de telemóvel do Windows 10 agora controla música

Se são daqueles que preferem usar o smartphone como leitor de música quando estão no PC, vem aí uma nova função para a aplicação Your Phone (O seu Telemóvel).
- Publicidade -

Mais Recentes

Glovo vai chegar a Santarém em breve

Tudo indica que essa expansão vai acontecer ainda este mês.

Bilhetes para a Festa do Avante! já estão à venda

A chamada EP (Entrada Permanente) dá acesso aos três dias de festa. Os bilhetes diários só poderão ser adquiridos nos próprios dias da realização do evento.

Burger Wheels. Nova hamburgueria de Setúbal inaugura a 9 de junho

Para já irá funcionar somente através do Uber Eats. No futuro, quando a pandemia de COVID-19 acalmar, o espaço irá abrir ao público.