Uma versão, no entanto, orientada para empresas.
Os navegadores de internet tendem a ser gratuitos, e até aos dias de hoje não é habitual termos um navegador pago, pelo menos entre os mais conhecidos. No entanto, a gigante das pesquisas anunciou agora uma versão paga do Google Chrome que conta com alguns serviços adicionais, especialmente em termos de segurança.
A versão paga do Google Chrome não é para o público em geral, mas sim para as empresas. O Chrome Enterprise vem em duas versões: Core, que é gratuita, e Premium, que custa 6 dólares por mês (quase o mesmo em euros). A Google apresenta essa versão como um navegador que dá maior importância à segurança online, realizando pesquisas aprofundadas de malware, impedindo fugas de dados e até permitindo a filtragem de URLs com base no tipo de site visitado.
No entanto, as versões paga, e gratuita, do Chrome Enterprise apresentam grandes diferenças. A versão Premium oferece prevenção contra perda de dados e verificações aprofundadas de malware, algo que a versão Core (gratuita) não oferece. Mas mesmo com a versão Core, ainda há proteção básica contra phishing e malware.
O Chrome Enterprise Premium não para por aí: oferece uma versão mais profunda do Zero Trust com controlos de acesso baseados no contexto. Isto significa que pode detetar possíveis fugas de dados, sejam eles provenientes de aplicações aprovadas ou de aplicações para os quais o departamento de TI da empresa não deu luz verde.
Uma versão paga para o Google Chrome
A Google adiciona ainda outros controlos, dando aos administradores o poder de implementar políticas e manter o software atualizado com atualizações automáticas para corrigir bugs que aparecem.
Por fim, a versão paga do Google Chrome bloqueia extensões questionáveis para evitar que hackers se infiltrem e recolham dados confidenciais.