fbpx

Google Assistente já lê artigos em voz alta. E em português

É uma excelente novidade, principalmente para pessoas com dificuldades visuais e de leitura ou mesmo para aqueles que necessitem de uma pequena ajuda para ler artigos mais detalhados.

Assim, e a partir de agora, o Google Assistente já pode ler artigos da Web em voz alta, incluido textos em português. Sempre que um artigo é exibido num smartphone Android, basta ativar o assistente e dizer “Read this page” ou “Read Aloud” para que, a partir daí, o conteúdo da página seja lido em voz alta.

De forma a ajudar o utilizador, o browser irá automaticamente descer a página e destacar as palavras à medida que estão a ser lidas, além de que será também possível alterar a velocidade de leitura e escolher entre as várias vozes disponíveis.

Se o conteúdo original não estiver no idioma nativo da pessoa que está a usar o telemóvel, o Assistente poderá ler em voz alta em 42 idiomas, incluindo o português. Basta, para isso, iniciar a leitura em voz alta e, depois, selecionar o idioma desejado. A partir daí, todas as páginas serão automaticamente traduzidas e lidas no idioma escolhido. Para seleccionar o idioma, basta que cliquem no canto superior direito nos três pontos verticais e, aí, selecionar o idioma pretendido.

Mas atenção. Para que possam usar esta funcionalidade é necessário que o Google Assistente – além do idioma nativo de cada utilizador – tenha também o idioma inglês ativo. E depois que a opção “utilizar contexto de ecrã” do assistente esteja igualmente ativa.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,788FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
631SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

E.Leclerc garante não aumentar os preços de 3.500 produtos de marca própria

Na prática, quer isto dizer que, enquanto se atravessar este momento de estado de emergência, seja qual for a data de fim do mesmo, esses preços não vão aumentar.

Começou hoje a 4ª edição do Festival Literário de Guimarães

O som das palavras é o tema da edição deste ano do Festival Literário de Guimarães. O evento, criado em 2017 para celebrar os 150 anos do nascimento de Raul Brandão, tem a sua 4ª edição a decorrer até ao próximo dia 14 de março.

note! tem novos artigos feitos a partir de garrafas de plástico

É uma novidade que surge no âmbito do compromisso assumido pela marca para a redução da entrada de plástico no mercado, criando novas utilidades para o plástico já utilizado.

Cinco benefícios da leitura ao ar livre

E se pudessem aproveitar uma bela manhã ou tarde de sol para ler fora de casa? Costumam fazê-lo ou nem por isso?
- Publicidade -

Mais Recentes